Sucesso de público e de participação, o curso de panetones, bolos e roscas natalinas da Prefeitura de Arapongas tem atraído interessados em aprimorar técnicas e garantir renda extra neste fim de ano. A capacitação gratuita é realizada pela Cozinha Escola do Centro de Referência Nutricional de Arapongas (Cerena), da Secretaria de Segurança Alimentar e Nutricional (Sesan), em convênio com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Ao todo, 20 pessoas participam das aulas, que acontecem ao longo desta semana, no período noturno.
“Foi o curso que teve a mais alta procura, com a maior lista de espera”, pontua o instrutor do Senac José Augusto. Além de buscar capacitação para aumentar a renda neste período, ele observa um forte interesse pelo aprendizado em si: “as pessoas estão buscando essa capacitação para aprender. Eu acho que a maior curiosidade deles era realmente aprender o panetone, que engajou bastante”, comenta.
Para o instrutor, cozinhar também é afeto. “É, também o fato de a gente poder fazer o panetone em casa é algo muito mais prazeroso do que comprar. Eu sempre falo em aula: a gastronomia é muito afeto. Então, eu acho que transforma, junta famílias. É muito importante”, defende.
Ao final do curso, os alunos terão desenvolvido 13 receitas — incluindo guirlanda de brownie, doces clássicos como pudim, manjar, rosca natalina, entre outras. José Augusto traz tendências da gastronomia com preparo acessível: a receita trabalhada não usa essência pronta de panetone. “Essa receita, a gente consegue fazer com raspas de laranja, limão. Você prepara a essência em casa. Às vezes, as pessoas não têm acesso à essência pronta, mas uma laranja-bahiana, você consegue passar no mercado e comprar para produzir a própria essência. Então, eu sempre trabalho dessa forma, com alternativas e ingredientes mais acessíveis”, detalha.
💬 Grupo do WhatsApp
INTERNACIONAL
A proposta também conquistou alunas de fora do país. A colombiana Marta Correa vive na Cidade dos Pássaros há cerca de quatro anos; a filha, Valéria, chegou há três meses. Elas se mudaram para Arapongas diante da situação difícil no país de origem. “É muito tranquilo. Não há muita coisa perigosa, como na Colômbia, que agora está muito ruim”, relata Marta.
Em busca de novas técnicas e integração com a comunidade, mãe e filha aproveitaram a oportunidade. “Vi a oportunidade de aprender, porque eu faço bolos, mais muito caseiros. Então, busquei aprender técnicas e conhecer a cozinha de vocês. Eu gosto de aprender. E também para a minha filha, que gosta de cozinhar, poder ter mais contato com as pessoas daqui”, conta.
RENDA EXTRA
Entre os participantes está Angélica Oliveira dos Santos, que trabalha na área de estofados e vê na cozinha um caminho para complementar a renda. “Vim para fazer uma renda extra, porque eu já trabalho com bolo no pote, copo da felicidade, pães caseiros… Então, eu queria priorizar um pouquinho mais na questão de panetones”, destaca.
O balanço das aulas, diz ela, é positivo. “Eu estou achando incrível. O professor também é muito gente boa, ensina certinho, as meninas estão todas ansiosas para aprender e pôr tudo em prática assim que terminarmos o curso”, relata.
Política pública e próximos passos
A secretária da Sesan, Ellen Mendonça, celebra o êxito da iniciativa. “A intenção do curso de panetones, bolos e roscas natalinas, assim como os outros que já encerraram, de bolo no pote e salgados fritos e assados, é a geração de renda para auxiliar as famílias”, ressalta. “Vale lembrar ainda que a realização desses cursos integra o Plano de Governo da gestão Rafael Cita. Preparamos mais novidades que virão por aí para o próximo ano”, comenta a secretária.
A capacitação reúne 20 pessoas e segue ocorrendo ao longo desta semana, no período noturno.
Fonte: Redação