Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Edição de NotíciasEdição de NotíciasEdição de Notícias
Notificação Mostrar Mais
Redimensionar FonteAa
  • Início
  • Arapongas
  • Apucarana
  • Região
  • Ocorrência Policial
  • Edições Impressas
Edição de NotíciasEdição de Notícias
Redimensionar FonteAa
  • Início
  • Arapongas
  • Apucarana
  • Região
  • Ocorrência Policial
  • Edições Impressas
Search
  • Início
  • Arapongas
  • Apucarana
  • Região
  • Ocorrência Policial
  • Edições Impressas
Já tem uma conta? Entrar
Siga-nos
Arapongas

Prefeitura e Ciretran fazem alerta sobre venda de ciclomotores elétricos

Publicado em: 4 de novembro de 2025
Compartilhar
Compartilhar

Prefeitura de Arapongas e 17ª Ciretran emitiram alerta sobre ciclomotores elétricos anunciados como “1000W”, mas que, na prática, trazem motores de 3000W — informação confirmada pela numeração gravada no próprio motor. Segundo os órgãos, essa diferença altera o enquadramento do veículo e as exigências legais.

De acordo com o chefe da 17ª Ciretran de Arapongas, Diego Cataneo, “essa diferença muda tudo: o veículo deixa de ser auto propelido e passa a exigir emplacamento, licenciamento e capacete”. Ele orienta que, “antes de comprar, ou se já é proprietário de um veículo ciclomotor elétrico, agende um atendimento na Ciretran. Estamos à sua disposição para orientar da melhor forma, orientação e de graça”.

Cataneo acrescenta que “a fiscalização será intensificada e, a partir de 2026, quem não tiver cadastro na base nacional não conseguirá mais regularizar nem retirar o veículo do pátio. O Detran não quer punir, quer orientar. Venha tirar dúvidas e regularizar o ciclomotor, se for o caso, dentro do prazo”.

(Foto: Freepik)

- Comunidade -
Receba as principais notícias e alertas antes de todo mundo
💬 Grupo do WhatsApp

O que diz a lei

Conforme a Resolução 996, de 15 de junho de 2023, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), ciclomotor é o veículo de duas ou três rodas, com motor de combustão ou propulsão elétrica, potência máxima de 4 kW e velocidade máxima de fabricação de até 50 km/h.

O secretário da SESTRAN, Paulo Argati, reforça o prazo: “você, proprietário desse tipo de veículo, tem até o dia 31 de dezembro de 2025 para procurar o órgão de trânsito da sua cidade e fazer a regularização desse tipo de veículo”.

Segundo ele, “a partir do dia primeiro de janeiro de 2026, esse veículo tem que estar emplacado, o condutor tem que possuir a habilitação no mínimo na categoria A Autorização para Condução de Ciclomotor (ACC). Tem que estar com todos os equipamentos obrigatórios em dia e, claro, fazer o uso do capacete”.

Como evitar ser enganado

– Verifique a numeração gravada no motor: ela indica a potência real e pode diferir do que é anunciado.

– Antes de comprar ou se já for proprietário, agende atendimento na 17ª Ciretran para orientação gratuita e regularização dentro do prazo.

Fonte: Prefeitura de Arapongas

Com investimento de mais de R$ 1,1 milhão, Prefeitura executa revitalização da Rua Andorinhas
Arapongas abre inscrições para o Desfile Cívico de 7 de Setembro
Arapongas promove V Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa
Arapongas realiza Conferência Municipal de Saúde nesta quarta-feira (12)
Arapongas divulga programação da segunda semana do Festar: Som do Rouxinol
Compartilhar este Artigo
Facebook WhatsApp WhatsApp E-mail Imprimir
Compartilhar
Nenhum comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique por dentro

Acompanhe nas redes sociais
6.7milSeguidoresCurtir
1.8milSeguidoresSeguir
WhatsAppSeguir
Mais lidas
Ocorrência Policial

Polícia Civil PR entrega aos reais donos celulares roubados que foram recuperados em ações policiais

sergio
sergio
6 de outubro de 2025
Maria e José são os nomes mais comuns em Arapongas, diz IBGE
Unidade de Arapongas do Poupatempo Paraná deve abrir recrutamento a partir de dezembro
Pedro Lupion comemora derrubada da MP do IOF e reforça defesa do agronegócio no Congresso
Prefeito Ditão Pupio participa do I Congresso dos Municípios do Paraná e visita a Casa Civil

Categorias

  • Arapongas
  • Apucarana
  • Paraná
  • Ocorrência Policial

Receba as notícias no seu celular!

🗞️ Fique por dentro do que acontece na região!
Receba as principais notícias e alertas antes de todo mundo 👇

💬 Entrar no grupo do WhatsApp Notícias rápidas, exclusivas e direto no seu WhatsApp 📲

Quem somos

Desde 2005, o Ednotícias atua em Arapongas e região levando informação com credibilidade, agilidade e compromisso com a verdade. Somos um portal regional independente, dedicado a registrar os fatos que impactam nossa comunidade.
Um Clique
  • Ocorrência Policial
  • Sao Pedro do Ivaí
  • Camara Municipal de Apucarana
  • Região
Acesso Rápido
  • Arapongas
  • Apucarana
  • Paraná
  • Região
  • Ocorrência Policial
© 2025 Tudo em Software. Todos os direitos reservados.
Bem-vindo de volta!

Faça login na sua conta.

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?