Prefeitura de Arapongas convoca trabalhadores informais que atuam no aterro sanitário

Prefeitura de Arapongas convoca trabalhadores informais que atuam no aterro sanitário
Compartilhe no WhatsApp

A Prefeitura de Arapongas, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Serviços Públicos e Meio Ambiente (Seaspma), convocou uma reunião a respeito da situação crítica dos trabalhadores informais que atuam no aterro sanitário municipal, cujo encerramento das atividades é iminente.

O encontro, que ocorreu na Câmara Municipal nesta quarta-feira, 08, visou estabelecer um plano de transição claro e organizado, garantindo a integração socioeconômica desses indivíduos e evitando um processo desordenado que poderia agravar a vulnerabilidade social.

De acordo com Sandra Corrêa, secretária da pasta, “o objetivo principal foi estabelecer, de forma clara e antecipada, as regras, normas e condições de trabalho para a integração dos catadores, tanto em modelos cooperativos quanto em outras frentes do mercado de trabalho formal. A urgência da pauta é motivada por razões técnicas, legais e humanitárias que tornam a continuidade das operações no aterro insustentável”, comentou.

Os motivos para o encerramento do aterro incluem esgotamento técnico e da capacidade operacional; irregularidades e pressão do Ministério Público; inadequação legal e ambiental da estrutura atual; e risco social e de saúde pública para os trabalhadores e para a comunidade.

Foi reforçado o aviso de que a data final estipulada para o encerramento completo das atividades no aterro é 01 de novembro deste ano, o que sublinha a necessidade de ações imediatas e coordenadas.

Foram detalhadas as seguintes oportunidades e os modelos de trabalho durante a reunião: apresentação do modelo cooperativo; regras, condições e benefícios; oportunidades de emprego formal e qualificação; vagas de emprego via Agência do Trabalhador. 

A gerente da Agência do Trabalhador de Arapongas, Robeane Eleutério Marchi, explicou o papel do órgão como um facilitador de empregabilidade e apresentou as oportunidades disponíveis para os catadores. Os postos-chaves foram os cursos de qualificação profissional gratuitos – em uma iniciativa para aumentar a empregabilidade dos trabalhadores, a secretaria firmou uma parceria com o Centro Brasileiro de Cursos (Cebrac), uma instituição de ensino profissionalizante com foco na preparação de jovens e adultos para o mercado de trabalho. Foram oferecidos os seguintes cursos gratuitos: inglês, rotinas administrativas, inclusão digital; atendente de farmácia; Inteligência Artificial (IA). Também houve oferta de rede de suporte e acompanhamento social.

Como resultados, será feito levantamento de interessados, com a criação imediata de uma lista com os nomes e contatos dos trabalhadores informais que desejam ingressar nas cooperativas; distribuição dos trabalhadores – uma reunião interna será agendada com os representantes legais e as lideranças das cooperativas para definir a alocação dos interessados, seguindo critérios que serão estabelecidos conjuntamente para garantir um processo justo e organizado; disponibilidade contínua – reforçou-se que a Seaspma, a Agência do Trabalhador e a Assistência Social permanecerão com as portas abertas para prestar todo o auxílio necessário aos trabalhadores ao longo do processo de transição.

As deliberações foram marcadas por um espírito colaborativo, com o objetivo de construir soluções conjuntas para os desafios apresentados. A gestão municipal reiterou o compromisso em conduzir a transição do aterro sanitário da melhor forma possível, priorizando o amparo e a inclusão social e profissional de todos os trabalhadores envolvidos.

Pref. de Arapongas

Compartilhar Notícias

“Agindo Deus, quem impedirá?” Is 43:13

JR Martelinho de Ouro

MagraSS

Clique para ouvir

Parabéns Arapongas

Clique e peça já!