O deputado Alexandre Curi (PSD), presidente da Assembleia Legislativa, participou nesta terça-feira (07) do I Congresso dos Municípios do Paraná, em Curitiba, e reforçou que o desenvolvimento do Estado passa, necessariamente, pelos investimentos nas cidades. “Tudo acontece nos municípios, onde as pessoas vivem. Não há outra forma de transformar um Estado ou uma nação se não for pelo fortalecimento das nossas cidades”, afirmou o parlamentar.
Curi destacou o perfil municipalista que tem marcado a gestão pública paranaense nos últimos anos e elogiou a decisão do governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) de repassar R$ 2 bilhões para o recapeamento de vias urbanas em todo o Estado. O programa vai atender municípios com até 100 mil habitantes, beneficiando inicialmente 375 das 399 cidades paranaenses.
“Há muito tempo os prefeitos esperavam um investimento desse porte em recape. Até o fim do ano, queremos também chegar às cidades maiores. Esse é o resultado de uma boa parceria entre o governo e a Assembleia Legislativa”, ressaltou Curi.

Durante o evento, organizado pela Associação dos Municípios do Paraná (AMP), o deputado lembrou que o Paraná se diferencia de outros estados pela solidez financeira e pela capacidade de investimento nos municípios. “Ontem, em uma reunião online com presidentes de Assembleias de todo o país, ouvi colegas relatando dificuldades. E eu disse: aqui é diferente. Só a Assembleia Legislativa vai devolver R$ 620 milhões este ano para que o governador aplique diretamente nos municípios”, contou.
Curi também elogiou o prefeito de Assis Chateaubriand e presidente da AMP, Marcel Micheletto, pela organização do I Congresso dos Municípios, que tem a parceria da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba (Assomec) e que reuniu prefeitos, vereadores e gestores públicos de todo o Estado para debater políticas públicas, financiamento e inovação na gestão municipal.