Rafael Cita participa de inauguração de novas alas da Casa de Custódia de Arapongas

WhatsApp Image 2025-10-02 at 17_23_27
Compartilhe no WhatsApp

O Prefeito de Arapongas, Rafael Cita, participou, na tarde desta quinta-feira, 02, da solenidade de inauguração de novas alas da Casa de Custódia de Arapongas (CCA), estabelecimento destinado à custódia de pessoas privadas de liberdade (PPLs) masculinos, localizada na Rua Rouxinol, n°5950 – Jardim Alto da Boa Vista, Zona Sul.
Foi inaugurada a quinta galeria com 44 vagas, das quais 18 para PPLS que trabalham no perímetro intramuros com manutenção e limpeza e também 26 vagas destinadas para aqueles com prisão cível.

Já o chamado cubículo 104, que é exclusivamente para pessoas privadas de liberdade que trabalham externamente em empresas parceiras conveniadas com o Departamento de Polícia Penal do Estado do Paraná (Deppen), como parte do projeto de ressocialização e reinserção social através do trabalho. O espaço conta com 58 camas, três banheiros e tomadas individuais em cada cama para o carregamento das tornozeleiras eletrônicas.
Também foi apresentada a sala de espera para visitas, que foi criada para oferecer mais dignidade e conforto e organização ao atendimento das famílias e visitantes das pessoas privadas de liberdade. O espaço foi equipado com mesas, cadeiras, banheiros masculino e feminino e bebedouros com água gelada. Essas conquistas foram possíveis graças à parceria com o Conselho da Comunidade, a Prefeitura de Arapongas e Deppen.

O diretor da Casa de Custódia de Arapongas, Nilton Cesar Garcia, destacou que “a Casa de Custódia é extremamente avançada na parte prisional”, enalteceu. “Reforço que o aumento do número de vagas reais de 136 para 287, um comparativo em porcentagem de 135%. Sabemos que nem sempre conseguimos atingir todos resultados desejados, mas desistir não é uma opção e ainda há muito a ser feito”, disse. “Ressalto que a maior parte das nossas vagas foram feitas no reaproveitamento de espaços ociosos e ou subutilizados”, comentou Garcia. “O meu celular, o meu trabalho, a minha pessoa, a minha equipe, estão sempre perto para a cidade Arapongas e Sabáudia, que nós atendemos”, frisou. “Destaco também o fundamental trabalho das PPLs, que foram responsáveis por toda a mão de obra na construção e adequação dos novos espaços. E que não deixa de ser também um processo participativo de ressocialização. Essas ações refletem não apenas em economia e baixo custo para o Deppen, mas também temos como preceito o uso extremamente consciente dos materiais sem desperdício e bem administrado pelos nossos funcionários”.

O Prefeito de Arapongas, Rafael Cita, comentou que “a pessoa privada de liberdade tem que ter dignidade. Não é porque cometeu algum erro, alguma falha, que tem que ser uma situação indigna. E nós evoluímos demais – quem está aqui, o pessoal da segurança, sabe, nos últimos anos, desde a gestão do Sérgio Onofre e na gestão do governador Ratinho Júnior, com relação a isso. Quem conheceu aquela cadeia pública no centro da cidade sabe muito bem. Aquilo era uma ‘panela de pressão’”, relembrou. “O que eu tenho visto também é uma evolução muito grande na separação das competências entre as forças de segurança”, falou, destacando a importância de o Deppen estar a cargo especificamente dos PPLs, o que, anteriormente, ficava a cargo da Polícia Civil. “Os que estão aqui (na CCA) merecem um tratamento respeitoso para que sejam reinseridos na comunidade com mais tranquilidade, inclusive para que a nossa cidade continue sendo muito segura”, finalizou.

Entre as demais autoridades presentes estavam o coordenador da regional de Londrina do Deppen, Elcio Martins Basdão; o secretário municipal de Segurança Pública e Trânsito, Paulo Argati; o presidente da Câmara Municipal de Arapongas, Márcio Nicke; os vereadores Alexandre Juliani, Toninho da Ambulância, Meiry Farias, Cecéu; a vice-presidente da subseção Arapongas da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Gisele Verissimo Paes; o superintendente-geral de apoio aos municípios da Casa Civil, Sérgio Onofre; o comandante da 7ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), major Alesandro Wolski; o aspirante Brito, representando o capitão Fabiano, comandante da 2ª Companhia de Bombeiros de Arapongas; o presidente do Conselho da Comunidade Reinaldo Cavina; o superintendente da Guarda Municipal de Arapongas, Luis Henrique Micheletti; e o delegado-chefe da Polícia Civil de Arapongas, Maurício de Oliveira Camargo.

HISTÓRICO
A Casa de Custódia de Arapongas iniciou as atividades em dezembro de 2023, com 15 celas e capacidade para 136 custodiados. Hoje, a unidade conta com 25 celas e 287 vagas, com um crescimento expressivo e estruturado.
A unidade dispõe de pátio de sol, sala de aula e biblioteca, sistema moderno de revista por bodyscan, setor de higienização de caixas reservatórios de alimentação, sala da OAB – para dar maior comodidade aos advogados – que conta com ar-condicionado e computadores, três parlatórios com interfone para atendimento jurídico e visitas, sala de enfermaria com atendimento médico e odontológico semanal, em parceria com a Prefeitura Municipal de Arapongas.

Recentemente foi iniciada em parceria com uma empresa a instalação de 179 câmeras de videomonitoramento. Um novo espaço de circuito fechado de televisão com 15 monitores está sendo preparado e ao final, serão um total de 205 câmeras em plena operação. O novo sistema contará ainda com câmeras de reconhecimento facial e leitura de placas de veículos, além das câmeras 360 graus que eliminam pontos cegos e oferecem visão totalmente de todo o ambiente. Essas tecnologias de última geração permitem identificar pessoas e veículos em tempo real, gerar alertas automáticos diante de situações suspeitas e ampliar significativamente a capacidade de prevenção e resposta.

A ressocialização e remissão de pena é um dos pilares da unidade. Atualmente, são desenvolvidos curso de teologia, projeto de alfabetização nas células que visa erradicar o analfabetismo com monitores e alunos recebendo remissão de pena, canteiro de artesanato com 67 vagas, participação no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), com alunos concluindo o Ensino Médio e Fundamental e no Educação de Jovens e Adultos (EJA) com 106 alunos matriculados. Em breve, haverá a participação de 25 PPLs no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e, em dezembro, inicia-se o curso profissionalizante de soldador em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Trabalho e inclusão social são oferecidos através de parcerias que mantemos com seis empresas conveniadas ao Deppen, incluindo a prefeitura de Arapongas.

Quanto à saúde emocional dos custodiados, há uma parceria com o Centro Universitário Filadélfia (Unifil), em que estagiárias de psicologia já atenderam 104 PPLs, além de duas turmas que participaram de uma dinâmica do Setembro Amarelo. Ao total, foram 128 custodiados acompanhados.

Além disso, o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) envia médicos uma vez ao mês para atender aos PPLS que necessitam.

Pref. de Arapongas

Compartilhar Notícias

“Agindo Deus, quem impedirá?” Is 43:13

JR Martelinho de Ouro

MagraSS

Clique para ouvir

Parabéns Arapongas

Clique e peça já!