Na manhã desta sexta-feira (19), foi realizada solenidade de entrega de 21 viaturas e dois helicópteros para os comandos regionais do Bombeiro Militar e da Polícia Militar. Os investimentos somam R$ 27,8 milhões e são da Secretaria de Estado da Segurança Pública do Paraná e de emendas parlamentares. A solenidade aconteceu no Centro Cívico Bento Munhoz da Rocha Neto, em frente à Prefeitura de Londrina, com a presença do prefeito Tiago Amaral, dos prefeitos de Cambé, Conrado Scheller, e de Ibiporã, José Maria Ferreira, e do secretário estadual de Segurança Pública, coronel Hudson Leôncio Teixeira, entre outras autoridades e lideranças da região.

Foram entregues dez viaturas para a Polícia Militar, das quais oito são para a patrulha rural. Deste total, três viaturas ficarão em Londrina, além de um helicóptero que será utilizado na região.
Para o 2º Comando Regional Bombeiro Militar foram entregues 11 viaturas, dentre elas dois caminhões ABTR de combate a incêndio, e um helicóptero (Arcanjo-01) que possui equipamentos de última geração e será voltado ao atendimento pré-hospitalar, combate a incêndios e resgates. Esta é a primeira aeronave do tipo do Corpo de Bombeiros do Paraná e vai operar em todo estado, neste primeiro momento em Londrina. Um caminhão ABTR ficará em Londrina, além de uma ambulância e duas viaturas.


Com relação às emendas parlamentares destinadas a Londrina, um veículo foi adquirido por meio de emenda do então deputado estadual Tiago Amaral, agora prefeito de Londrina, e outro veículo é fruto de emenda da deputada estadual Clora Pinheiro. Para a região, há emendas dos deputados estaduais Cobra Repórter e Luiz Claudio Romanelli, que resultaram na aquisição de mais três veículos. O valor total dessas emendas soma cerca de R$ 1 milhão.
O prefeito Tiago Amaral ressaltou que a modernização das aeronaves era um dos grandes pleitos da cidade de Londrina. “O governador Ratinho Junior, na compra mais recente que o governo do estado realizou, destinou um dos três helicópteros adquiridos para a cidade Londrina. Significa que nós teremos, em tempo integral, a mais alta tecnologia relacionada à monitoramento, câmeras, principalmente aquelas com o sensor térmico, que possuem percepção de calor, ideais para identificação dos marginais que acabam tentando se afugentar no meio do mato. Isso ajuda na busca e perseguição a esses marginais e também em salvamentos. É uma aquisição fantástica, demonstrando a força da cidade de Londrina” ressaltou.

O secretário estadual de Segurança Pública, coronel Hudson Leôncio Teixeira, detalhou os investimentos. “Este novo helicóptero é a primeira aeronave para resgate e combate a incêndio de asa rotativa do Bombeiro Militar. Neste momento, ela está operando na área de Londrina em razão de alguns focos de incêndio. Nós já temos um helicóptero que faz o aeromédico, que é o Falcão-08, dos Bombeiros e da Polícia Militar que trabalham de forma integrada. Temos também helicópteros do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para o atendimento pré-hospitalar, e agora contamos com esta nova aeronave que traz uma série de inovações”, disse.

O comandante do primeiro helicóptero dos Bombeiros, major Alexandre Zem, explicou que o “Arcanjo 01” vai atender todo o Estado em diversas ações, como buscas por pessoas desaparecidas, resgate de feridos e combate a incêndios florestais, graças ao “helibalde”, uma bolsa que carrega grandes quantidades de água. A aeronave conta ainda com equipamentos de ponta para o transporte de pacientes. “Ela vem com sistema de ultrassom para exames clínicos e um massageador cardíaco, o primeiro do Paraná capaz de realizar a reanimação cardiopulmonar de forma automática, permitindo que o paciente seja reanimado durante o transporte para o hospital. Além disso, possui uma incubadora neonatal ultraportátil, feita em fibra de carbono, garantindo o transporte seguro do bebê, mantendo-o aquecido como necessário dentro da aeronave”, afirmou o piloto.
Pref. de Londrina / Texto: Dayane Albuquerque e Marcos Garrido.