Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Edição de NotíciasEdição de NotíciasEdição de Notícias
Notificação Mostrar Mais
Redimensionar FonteAa
  • Início
  • Arapongas
  • Apucarana
  • Região
  • Ocorrência Policial
  • Edições Impressas
Edição de NotíciasEdição de Notícias
Redimensionar FonteAa
  • Início
  • Arapongas
  • Apucarana
  • Região
  • Ocorrência Policial
  • Edições Impressas
Search
  • Início
  • Arapongas
  • Apucarana
  • Região
  • Ocorrência Policial
  • Edições Impressas
Já tem uma conta? Entrar
Siga-nos
Início » Blog » Lupion comemora novo prazo para regularização rural em áreas de fronteira
Paraná

Lupion comemora novo prazo para regularização rural em áreas de fronteira

Publicado em: 28 de agosto de 2025
Compartilhar
Compartilhar

Brasília, com Agência FPA – O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (27), de forma simbólica, o Projeto de Lei (PL 1.532/2025), que prorroga por 15 anos o prazo para a regularização de imóveis rurais localizados em áreas de faixa de fronteira. A medida contribui para preservar a integridade territorial do Brasil e reforça a soberania nacional.

Para o presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), deputado federal Pedro Lupion, a medida garante segurança jurídica nessas regiões. “O projeto foi amplamente discutido na nossa bancada e no Congresso Nacional, e vai permitir que os moradores nas áreas de fronteira tenham prazo efetivo para regularizar a situação. Uma vitória do direito de propriedade e da vontade de quem quer produzir”, afirmou o parlamentar.

Além disso, a medida aprovada pelo Congresso facilita o acesso a políticas públicas e permite uma fiscalização mais eficiente, com a atribuição de um CPF à terra. “É parte do grande processo de regularização fundiária pelo qual anseiam tantos produtores que confiam em nosso trabalho na FPA. Tudo isso contribui para geração de oportunidade, renda, para a produção de alimentos e para a segurança alimentar nacional”, completou o presidente da FPA.

A medida segue para a Sanção do Presidente da República

Grave

Estima-se que mais de 10% dos municípios brasileiros e até 15% do território – do Amapá ao Rio Grande do Sul – estejam em área de fronteira, com imóveis que necessitam de soluções urgentes. Inclusive em áreas do Paraná de cidades como Guaíra, Terra Rôxa e Altônia, que convivem com outro problema: invasões irregulares de supostos “indígenas” – os chamados “brasiguaios”.

São latinos não-brasileiros que atravessam a fronteira, autodeclaram-se descendentes de etnias indígenas e se consideram no direito de ter acesso a áreas que deveriam ser demarcadas, depois que o STF disse não reconhecer o Marco Temporal de Terras Indígenas na Constituição de 1988. Para piorar, assolam regiões inteiras com agressões, ataques a produtores rurais e invasões de propriedades.

Assembleia Legislativa aprova título de Cidadão Benemérito ao desembargador Givanildo Constantinov
Sergio Souza é eleito presidente do MDB Paraná com 95% dos votos
Delegado Jacovós lidera encontro do PL em Maringá e reforça união da direita para 2026
Deputado Delegado Jacovós assume liderança do bloco PL/NOVO na Alep
Queda de 30%: taxa de homicídios do Paraná atinge menor patamar da história
Compartilhar este Artigo
Facebook WhatsApp WhatsApp E-mail Imprimir

Fique por dentro

Acompanhe nas redes sociais
6.7milSeguidoresCurtir
1.8milSeguidoresSeguir
WhatsAppSeguir
Mais lidas
Apucarana

CISVIR celebra 30 anos com homenagens e avanços na saúde regional

sergio
sergio
14 de abril de 2026
Faculdade HONPAR arrecada 45 bolsas de sangue em campanha solidária
Deputado Bazana viabiliza R$ 1,99 milhão para novo CMEI no Bem Viver
Polícia apreende mais de cinco quilos de drogas durante operação em Arapongas
PM encontra 185 porções de drogas em abordagem na BR-376 em Mauá da Serra

Categorias

  • Arapongas
  • Apucarana
  • Paraná
  • Ocorrência Policial

Receba as notícias no seu celular!

Fique por dentro do que acontece na região!
Receba as principais notícias e alertas antes de todo mundo


Entrar no grupo do WhatsApp

Notícias rápidas, exclusivas e direto no seu WhatsApp 📲

Quem somos

Desde 2005, o Ednotícias atua em Arapongas e região levando informação com credibilidade, agilidade e compromisso com a verdade. Somos um portal regional independente, dedicado a registrar os fatos que impactam nossa comunidade.
Um Clique
  • Ocorrência Policial
  • Sao Pedro do Ivaí
  • Camara Municipal de Apucarana
  • Região
Acesso Rápido
  • Arapongas
  • Apucarana
  • Paraná
  • Região
  • Ocorrência Policial
© 2025 Tudo em Software. Todos os direitos reservados.
Bem-vindo de volta!

Faça login na sua conta.

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?