O Prefeito de Arapongas, Rafael Cita, recebeu, na Prefeitura Municipal, na tarde desta quinta-feira, 21, parte dos alunos e professores da Associação de Pais de Amigos dos Excepcionais de Arapongas (Apae). Desde a manhã, o grupo está promovendo uma ação de conscientização da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, que começa neste dia 21 e segue até a próxima quarta-feira, 27, com distribuição de panfletos à população, segundo a professora Carla Godoy, da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da instituição.
Outro ponto que está sendo divulgado é a questão da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 7796, em tramitação no Supremo Tribunal Federal (STF), que ameaça o funcionamento de escolas especializadas, como as APAES. Segundo a coordenadora da Apae Arapongas, Mirian Papa, “nós somos contra a ADI. E estamos mostrando o quanto somos importantes, para que não fechem essas escolas, que são essenciais na vida de cada um deles”, pontua.
Rafael Cita parabenizou a todos pela iniciativa, e ressaltou que “a APAE de Arapongas desenvolve um trabalho muito importante, que deve ser reconhecido e valorizado por todos no município”.
ADI
A Ação foi proposta pela Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down e pede a revogação de duas leis do Paraná – 17.656/13 e 18.419/15 – que garantem o suporte do Estado à modalidade de educação especial ofertada por entidades filantrópicas, como as APAEs. Conforme a ação, os recursos deveriam ser destinados exclusivamente ao ensino regular inclusivo.

SEMANA
De 21 a 27/8 é celebrada a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. A data, instituída pela Lei nº 13.585/2.017, tem como objetivo o desenvolvimento de conteúdos para conscientizar a sociedade a respeito das necessidades específicas de organização social e de políticas públicas para promover a inclusão social deste segmento populacional e para combater o preconceito e a discriminação.
Pref. de Arapongas