Bazana homenageia lideranças da inclusão e reforça defesa da educação especial no Paraná

Bazana homenageia lideranças da inclusão e reforça defesa da educação especial no Paraná
Compartilhe no WhatsApp

O deputado estadual Pedro Paulo Bazana (PSD) realizou, nesta terça-feira (19), durante o Grande Expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa do Paraná, uma homenagem especial em alusão à Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. A iniciativa reuniu lideranças, educadores, profissionais e personalidades que têm marcado a história da inclusão no Estado.

No pronunciamento, Bazana destacou avanços e conquistas do setor, mas alertou para os riscos da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 7796, em análise no Supremo Tribunal Federal, que ameaça o funcionamento das escolas e instituições especializadas.

“Essa ação representa uma séria ameaça ao direito fundamental de milhares de crianças, jovens e adultos com deficiência. Nosso compromisso é lutar com firmeza e unidade para garantir que a inclusão continue sendo prioridade no Paraná”, afirmou o parlamentar.

Durante o ato, também foram entregues Menções Honrosas da Assembleia Legislativa a pessoas e instituições que se tornaram referência na luta pela inclusão. Entre os homenageados estão:

* Ivã José de Pádua, presidente do COED/PR, e Cleci Zardo, vice-presidente do COED/PR;
* Dr. Emílio Mudrey (in memoriam), presidente da FEAPAEs-PR entre 2003 e 2005;
* Elcy Therezinha Mudrey, educadora especializada em educação especial nas unidades da APAE de Cascavel e Guarapuava;
* Sandra Marchi, doutora em Engenharia Mecânica pela UFPR e criadora do método See Color;
* Professor Rubens Ferronato, idealizador do Multiplano, equipamento inclusivo para o ensino de matemática;
* Delegado Amir Salmen, de Jacarezinho;
* Dra. Alessandra Barancelli, atleta da Seleção Brasileira de Handebol do Surdodesporto e da Seleção Brasileira Master.

Segundo Bazana, as homenagens e a exposição de artes promovida na ALEP reforçam a mensagem de valorização, respeito e reconhecimento dos talentos das pessoas com deficiência.

“Celebrar essas trajetórias é reafirmar o quanto a inclusão transforma vidas e fortalece nossa sociedade. É um compromisso que levamos adiante em cada passo do nosso mandato”, concluiu o deputado.

Compartilhar Notícias

“Agindo Deus, quem impedirá?” Is 43:13

JR Martelinho de Ouro

Clique para ouvir

Clique e peça já!

Instituto Eu Me Amo – Convocação