A Prefeitura de Arapongas, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu encontros formativos de Planejamento Reprodutivo na Atenção Primária à Saúde com médicos e enfermeiros que atuam nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) do município. As atividades ocorreram em duas etapas, nos dias 07 e 14 de agosto, no Auditório do Paço Municipal, e reuniram 59 profissionais (27 médicos e 32 enfermeiros), e foram conduzidas pela médica da família e comunidade, Luciana Prado Maciel, e pela enfermeira Verediana Horvatich Franzon.
De acordo com a secretaria, o planejamento familiar (ou planejamento reprodutivo) indica um conjunto de ações de regulação da fecundidade, que podem auxiliar as pessoas a prever e controlar a geração e o nascimento de filhos.
Englobam adultos, jovens e adolescentes, com vida sexual com e sem parcerias estáveis, bem como aqueles e aquelas que se preparam para iniciar a vida sexual.

Este planejamento reprodutivo é importante para garantir que as decisões a respeito da reprodução sejam tomadas de forma consciente e voluntária, promovendo a saúde e o bem-estar, principalmente da mulher e da criança.
As unidades da Atenção Primária à Saúde (APS) são o primeiro nível de atenção do Sistema Único de Saúde (SUS). Conforme a pasta, a proximidade territorial com a população reduz barreiras de acesso e facilita o entendimento dos aspectos sociais, culturais e familiares.
Pref. de Arapongas