O grupo Ryukyu Koku Matsuri Daiko, de Londrina, é uma das principais atrações da 9ª Festa do Ovo e do Abacate, uma realização do Mosteiro Sagrado Coração de Jesus – Colônia Esperança e da Prefeitura Municipal de Arapongas. O evento, que integra o calendário de eventos do mês de agosto da Secretaria de Estado do Turismo (Setu), acontece, neste ano, dos dias 15 a 17 de agosto. A apresentação dos londrinenses será no domingo, 17, às 16h.
O Ryukyu Koku Matsuri Daiko divulga a cultura e as tradições da província de Okinawa, sul do Japão. O líder, Yuji Tungui, de 27 anos, está há 16 anos no grupo, e conta que a Festa do Ovo e do Abacate “é sempre muito querida pelo nosso grupo! Desde a primeira vez que fomos convidados, tivemos uma experiência excelente em todas as etapas da apresentação. Desde a conversa com os organizadores, a apresentação em si e até poder curtir o evento! ”, destaca.
“Sempre consideramos como uma apresentação de porte grande, onde podemos levar muitos integrantes, uma maior variedade de instrumentos e o shishimai. O público sempre bem animado e a organização extremamente receptiva! É um prazer enorme poder compartilhar um pouco de cultura e trazer esse sentimento e energia ao público que participa desse grande evento!”, comenta.

Normalmente, de 35 a 40 integrantes compõem a apresentação do Ryukyu Koku Matsuri Daiko, que dura em torno de 30 minutos com 6 músicas, que encantam o público com muita energia, instrumentos e elementos típicos japoneses. Uma das atrações é o Shishimai. “É traduzido como ‘Dança do Leão’. Ele é a representação do shisá, um ser mitológico que afasta maus espíritos e traz boas energias”, explica Tungui. “Normalmente, este ser é representado por duas estátuas sentadas, um com boca aberta (macho) e outro com boca fechada (fêmea). A função do macho seria espantar esses maus espíritos e energias ruins, e a fêmea aprisiona as boas energias (alusivo a boca aberta e fechada).
Em Okinawa, há muitos desastres naturais como tufões, etc. Esses shisás são colocados em telhados de casas e kaikans para proteção contra esse tipo de fenômenos naturais”, relata.
“No Shishimai, temos significado parecido. Quando um Shishimai morde em direção ao público, estamos aprisionando maus espíritos e energias negativas para quem está performando o Shishimai, aliviando isso do público que nos assiste. Assim como morder alguém também tem significado de trazer boas energias para quem está sendo mordido”, ressalta.
PROGRAMAÇÃO
A abertura da praça de alimentação será às 18h de sexta-feira, 15. Às 19h, o bispo da Arquidiocese de Apucarana, Carlos José de Oliveira, à qual Arapongas pertence, preside a missa em ação de graças aos 90 anos da Colônia Esperança. Às 20h, será descerrada uma placa em comemoração ao aniversário da comunidade pela Diocese. A abertura oficial será às 20h30, seguida de apresentação da Big Band Maestro Canindé, às 21h.
No sábado, 16, a programação cultural é diversificada, com karaokê, mágico, teatro de bonecos e show de Gabriel Esper.
No domingo, mais música, dança tradicional japonesa e grupo de Aiki-Dô de Arapongas, além do Ryukyu Koku Matsuri Daiko.
FESTA
A 9ª Festa do Ovo e do Abacate terá um dia a mais de duração neste ano. O início das festividades na sexta era uma reivindicação antiga dos participantes, de acordo com a organização.
Os demais dias continuam como nos anos anteriores: no sábado, 16, das 10h às 22h, e no domingo, 17, das 10h às 20h.
Segundo a Comissão Organizadora, os preparativos seguem a todo vapor para deixar toda a infraestrutura preparada para receber as cerca de dez mil pessoas que são esperadas nos três dias de festividades.
EVENTOS
A Festa do Ovo e do Abacate conta com programação técnica voltada para os produtores. Na quinta-feira, 14, a primeira atividade que integra o evento é o 4º Encontro dos Produtores de Abacate. Haverá palestras com especialistas para debater tendências e as atividades desenvolvidas na área, promovidas pelo Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – Iapar-Emater (IDR-Paraná). As inscrições são gratuitas e limitadas, e podem ser feitas pelo link https://forms.gle/BsDimK6FJcPNS5A88.
Na sexta, ainda na parte técnica, haverá o 4º Seminário da Associação Paranaense de Avicultura (Apavi), no Cine Mauá. Com o lema “Conhecimento que transforma a avicultura”, vai reunir palestrantes de referência nacional e internacional, trazendo vivências e conteúdos que dialogam diretamente com os desafios e oportunidades do setor. Inscrições são gratuitas e mais informações pelo www.apavioficial.com.br.
(Fotos: Divulgação/Festa do Ovo e do Abacate)
Pref. de Arapongas