As forças de segurança de Londrina deram um passo importante para o fortalecimento da segurança pública com a realização da primeira reunião oficial do Gabinete de Gestão Integrada (GGI). O encontro, realizado na manhã desta sexta-feira (18) no gabinete do prefeito Tiago Amaral, na manhã desta sexta-feira (18), e marcou o início de uma atuação permanente e coordenada entre Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Municipal, Polícia Penal, Polícia Federal, PRF, Defesa Civil e representantes da Prefeitura.

O objetivo do gabinete é promover a união entre todas as instituições que atuam na segurança pública do município, criando estratégias conjuntas para enfrentar os principais desafios da cidade. Com essa integração, o trabalho ganha mais agilidade, inteligência e efetividade.
O prefeito Tiago Amaral destacou a importância da iniciativa. “Agora, todas essas forças estão unidas com um único propósito: garantir a segurança do cidadão londrinense. Já vínhamos trabalhando de forma integrada, mas a partir de hoje essa união se torna institucionalizada, organizada e permanente. Londrina caminha para ser a cidade mais segura do Brasil”, frisou.
Durante a reunião, foram discutidos temas prioritários, como o combate ao tráfico de drogas, aos furtos de fios de cobre, monitoramento por câmeras, entre outros temas relevantes. A partir desse debate, foi proposta a criação de um grupo de trabalho para elaborar uma legislação municipal específica, inspirada em modelos que já demonstraram resultados positivos em outras cidades, para fortalecer o combate aos furtos de fiação.
O secretário de Governo, Leonardo Carneiro, reforçou o caráter inédito da ação. “Tivemos uma ação extremamente importante e inédita no município. Além da integração das forças, discutimos ações eficazes para reduzir crimes específicos, como o furto de cobre. Começamos também a formar um grupo de trabalho para propor alterações legislativas que ofereçam mais suporte aos órgãos de segurança e ao poder público”, pontuou.
Para o tenente-coronel Saldanha, comandante do 2º Comando Regional da PM, a reunião teve caráter estratégico. “Buscamos identificar os problemas de segurança da cidade e pensar soluções mediante a união dos esforços de todas as forças de segurança”, disse.

O secretário de Defesa Social, Felipe Juliani, falou sobre o alinhamento entre forças e secretarias. “Nesta importante reunião falamos sobre algumas estratégias de combate ao crime. Em Londrina, bandido não é bem-vindo. Estamos criando estratégias não só entre as polícias, mas com apoio de outras secretarias, especialmente para enfrentar a perturbação do sossego, que tem gerado grandes problemas em algumas regiões”, destacou.
O delegado-chefe da Polícia Civil, Dr. Fernando Amarantino, destacou os crimes mais sensíveis para a população. “O GGI reúne as forças de segurança pública que, juntas, visam combater os crimes que incomodam a nossa sociedade. Discutimos homicídios, tráfico de drogas, furto de fios de cobre, perturbação do sossego… São delitos que impactam diretamente o cidadão de bem. Por isso, a integração com a Prefeitura aumenta nossas chances de êxito nas ações planejadas”, frisou.
Também participaram da primeira reunião do Gabinete de Gestão Integrada, os comandantes do 5º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Eguedis, o comandante do 30º Batalhão da Polícia Militar, major Reis, o diretor Operacional da Guarda Municipal de Londrina, GM Jeferson, o delegado da Delegacia de Homicídios da Polícia Civil de Londrina, Miguel Chibani, e representando a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, o GM De Lima.
Nos próximos dias, um balanço dos indicadores de segurança da cidade será divulgado, refletindo o trabalho conjunto que vem sendo realizado. Mais do que números, a união das instituições envia uma mensagem clara: Londrina está sendo cuidada, e quem vive na cidade pode confiar que a segurança está no centro das prioridades. Ao mesmo tempo, fica o recado direto para os criminosos: aqui, não há espaço para a prática de crimes.
Pref. de Londrina / foto: Bruno Amaral/Defesa Social