O prefeito de Arapongas, Rafael Cita, acompanhado do secretário municipal de Segurança Pública e Trânsito, Paulo Argati, se reuniu nesta terça-feira, 15 com o superintendente regional do Departamento de Estradas de Rodagem (DER/PR) em Londrina, engenheiro Leno Fanchin. Em pauta, estavam os danos no pontilhão da Rua Guaratinga, que passa por cima da PR-444 em Arapongas e está interditado desde o último dia 27 de junho, após ter sido constatado dano no local devido a um acidente ocorrido no dia 24 do mesmo mês.
“Nós fomos ver a solução apresentada pelo DER para a liberação do pontilhão – o que deve ocorrer nos próximos dias”, explica o prefeito de Arapongas. “Ainda não tem um prazo definido porque vai precisar de algumas intervenções. O DER já fez todos os estudos técnicos junto com a nossa Secretaria de Obras também. Quando houver a liberação, o acostamento do lado direito vai ficar isolado”, comenta Rafael Cita.
INTERDIÇÃO
O viaduto da Rua Guaratinga, no local conhecido como “trevão”, está totalmente interditado desde o dia 27 de junho. O bloqueio, por tempo indeterminado, foi solicitado por meio de ofício do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), por meio do gerente do escritório regional do Vale do Ivaí, Carlos Eduardo Miguel. O DER relata que houve “danos consideráveis, que comprometeram a integridade estrutural, não sendo mais capaz de desempenhar adequadamente a função de suporte e transferência de cargas”.
A sugestão é que o local “fique interditado para veículos, considerando que o tráfego pode causar uma sobrecarga e vibrações que podem causar o desplacamento do concreto desagregado, oferecendo risco a quem passa sob o viaduto”.
A orientação é evitar transitar pelo local e procurar rotas alternativas, além de seguir a sinalização.
Já parte da PR-444, no sentido Londrina, continua com o tráfego parcialmente bloqueado, mas fluindo normalmente, desde a quinta-feira, 26 de junho.
Pref. de Arapongas