Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Edição de NotíciasEdição de NotíciasEdição de Notícias
Notificação Mostrar Mais
Redimensionar FonteAa
  • Início
  • Arapongas
  • Apucarana
  • Região
  • Ocorrência Policial
  • Edições Impressas
Edição de NotíciasEdição de Notícias
Redimensionar FonteAa
  • Início
  • Arapongas
  • Apucarana
  • Região
  • Ocorrência Policial
  • Edições Impressas
Search
  • Início
  • Arapongas
  • Apucarana
  • Região
  • Ocorrência Policial
  • Edições Impressas
Já tem uma conta? Entrar
Siga-nos
Paraná

Com auxílio do Tecpar, Paraná terá nova tecnologia europeia para sistemas agrícolas

Publicado em: 25 de junho de 2025
Compartilhar
Compartilhar

O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) concluiu um projeto de pesquisa para implementar uma nova tecnologia agrícola de controle biológico no Brasil. Desenvolvido originalmente para combater fungos, bactérias e pragas em lavouras da Europa, o produto foi adaptado às condições tropicais brasileiras. A solução inovadora, agora validada para diferentes cultivos e sistemas agrícolas e industriais do País, promete fortalecer a agricultura sustentável e a segurança alimentar.

A iniciativa é resultado de uma cooperação firmada em 2023 entre o Governo do Paraná e o Consulado-Geral da Hungria em São Paulo. Com a articulação da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), o projeto conta com o apoio da Ferticerto Soluções Orgânicas, empresa de biotecnologia aplicada à agricultura, que mantém parcerias na Hungria para desenvolver soluções que aumentem a produtividade agrícola. A companhia é responsável pela tecnologia original e pelo suporte técnico durante o processo de adaptação no Brasil.

Os resultados parciais da pesquisa sinalizam que o SteriCerto Plant, nome adotado para o produto no Brasil, é uma solução integralmente segura e eficaz, com propriedades sanitizantes, antifúngicas e conservantes diferenciadas. Os testes controlados demonstraram a aplicabilidade em todas as etapas da cadeia produtiva, do campo ao transporte e armazenamento, além da vantagem de não deixar resíduos tóxicos.

Para o secretário estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, Aldo Nelson Bona, o projeto reforça a liderança do Estado no desenvolvimento de soluções tecnológicas para o agronegócio. “Essa parceria internacional consolida o compromisso do Governo do Paraná com a inovação de impacto, unindo ciência aplicada e cooperação técnica para entregar à sociedade e ao setor produtivo soluções sustentáveis que aumentem nossa competitividade agrícola sem comprometer o meio ambiente”, afirma.

- Comunidade -
Receba as principais notícias e alertas antes de todo mundo
💬 Grupo do WhatsApp

INOVAÇÃO SUSTENTÁVEL – O SteriCerto Plant é um condicionador vegetal inovador, desenvolvido a partir de água submetida a um processo tecnológico exclusivo. Por meio de filtragem e purificação, a água tem a estrutura molecular e carga elétrica modificadas, ganhando propriedades oxidativas seguras. Ao ser aplicado nas plantas, rompe a barreira celular de fungos e bactérias nocivas, sem usar químicos ou deixar resíduos tóxicos. Além da proteção eficaz, o produto prepara a planta para crescer mais forte, equilibrada e naturalmente resistente.

O diretor industrial da Saúde do Tecpar, Iram de Rezende, explica que o instituto realizou uma análise prévia do potencial do produto e concedeu o parecer favorável para que pudesse tramitar com o apoio do Fundo Paraná de fomento científico e tecnológico. “Cumprimos um ciclo de tropicalização desse produto, que foi acompanhado pelos técnicos do Tecpar e o resultado muito promissor. Ele agora entra numa fase comercial, com a instalação da empresa aqui no Paraná, para produzir em uma escala maior”, salienta.

Ele destaca que os fortes investimentos do Governo do Estado em ciência tecnologia permitem avaliar e aprovar tecnologias usadas lá fora com sucesso e que têm potencial de ser aplicadas no Paraná. “No caso do SteriCerto Plant, usamos até territórios além do Paraná, porque a perspectiva é ter uma indústria para o Brasil, não só para o Estado. Portanto o Fundo Paraná passa a ter um papel voltado para a realidade brasileira e não só do Paraná”, pontua.

A tecnologia oferece vantagens significativas para toda a cadeia produtiva. Para os agricultores, melhora a saúde das plantas e a aparência dos frutos, reduz as perdas nas lavouras e aumenta o volume da colheita, além de diminuir a dependência de defensivos químicos, cortando custos e elevando a lucratividade. Já os consumidores recebem alimentos mais saudáveis, com menos resíduos de agrotóxicos e mais valor nutricional. Tudo isso sem alterar o sabor ou a qualidade dos produtos.

POTENCIAL TRANSFORMADOR – O diretor da Ferticerto Soluções Orgânicas, Rafael de Boni da Silva, destaca o potencial transformador da tecnologia para a agricultura nacional. “A aplicação do produto mostrou efeito na redução de fungos e bactérias, com possibilidade de diminuir volume e frequência no uso de fungicidas, além de permitir combinação segura com defensivos agrícolas convencionais aumentando sua vida útil pela preservação da molécula, resultando em frutos mais saudáveis, nutritivos e com menor carga química”, explica.

- Patrocinado -

O cônsul honorário da Hungria no Paraná, Marco Aurélio Schetino de Lima, enfatiza o impacto e caráter estratégico da parceria. “Essa cooperação consolida o Paraná como líder na produção orgânica de alta qualidade para mercados internacionais. A tecnologia vai permitir exportar grãos e frutas em grande escala, todos sem modificação genética e com redução significativa no uso de pesticidas, mantendo os altos padrões que os consumidores exigem”, avalia.

RESULTADOS COMPROVADOS – Entre 2023 e 2025, o produto passou por testes e validações em instituições como o Tecpar e a Universidade de Caxias do Sul (UCS), no Sul do Brasil; e o Centro de Pesquisa Agropecuária do Trópico Semiárido da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), em Pernambuco, na Região Nordeste. Os estudos envolveram a participação de cooperativas agrárias e de pesquisadores de referência.

Nessa fase do projeto, o produto foi adaptado ao contexto brasileiro, para validação dos resultados já obtidos na Europa. Para isso, foram realizadas aplicações e adaptações em diferentes culturas, climas e tipos de solo do Brasil. Os testes aconteceram nas cidades paranaenses de Guarapuava, no Centro-Sul, e Paranavaí, no Noroeste; e em municípios localizados nos estados do Mato Grosso do Sul, Piauí, Pernambuco e Rio Grande do Sul.

Os resultados se mostraram promissores no controle de patógenos, pragas e insetos presentes em diversos cultivos e também em frigoríficos e câmaras refrigeradas. Na higienização de hortaliças, o produto apresentou um desempenho comparável ao hipoclorito de sódio, considerado padrão ouro da sanitização, porém sem gerar resíduos químicos nem alterar as características sensoriais dos alimentos.

Nos testes com tomates, os pesquisadores constataram frutos mais pesados, melhor aparência e menos perdas por fungos, mesmo em ambientes úmidos. Já os estudos com maçãs, na Serra Gaúcha, a tecnologia alcançou a mesma eficácia que fungicidas químicos, mas sem deixar resíduos e com mais sanidade e durabilidade pós-colheita. Nas plantações de manga e uva do semiárido brasileiro, os frutos ganharam sabor mais intenso, mais nutrientes e resistência contra doenças causadas por fungos.

O diretor da empresa parceira, Rafael Silva, destaca um dos resultados mais impressionantes do produto na pós-colheita. “Na embalagem do morango, por exemplo, conseguimos aumentar a vida de prateleira de 14 para 32 dias. Isso aconteceu borrifando o produto imediatamente antes de fechar a embalagem, para combater e retardar a ação do fungo antes de ele se proliferar dentro da embalagem”, explica.

Outro destaque é o resultado dos testes para combater o vetor do greening dos citros, uma praga que, desde 2014, tem causado prejuízos bilionários em plantações de laranja. Ao combinar o produto com óleos essenciais, a pesquisa revelou alta eficácia no combate ao psilídeo (inseto vetor).

Agência Estadual de Notícias

Comissão comandada por Filipe Barros realizará visita técnica à Guaíra para discutir segurança na fronteira
Com aval de Ratinho Junior, Estado dá início a concurso para contratar 2,6 mil PMs e bombeiros
Paraná será o primeiro estado da América do Sul a adotar Bonde Urbano Digital no transporte coletivo
Morador de Colombo ganha R$ 1 milhão no sorteio dos 10 anos do Nota Paraná
Com 84 mil profissionais formados, UEM completa 55 anos nesta semana
Compartilhar este Artigo
Facebook WhatsApp WhatsApp E-mail Imprimir
Compartilhar

Fique por dentro

Acompanhe nas redes sociais
6.7milSeguidoresCurtir
1.8milSeguidoresSeguir
WhatsAppSeguir
Mais lidas
Mauá da Serra

Prefeito de Mauá da Serra autoriza projeto de esgotamento sanitário

sergio
sergio
13 de novembro de 2025
Mobilização do Paraná faz MEC rever decreto sobre educação especial
Vereador de Apucarana palestra em fórum sobre liberdade econômica em SP
Agenda esportiva de Arapongas traz futsal, JOEMA e handebol
Alunos levam poesia e história ao prefeito em visita especial

Categorias

  • Arapongas
  • Apucarana
  • Paraná
  • Ocorrência Policial

Receba as notícias no seu celular!

Fique por dentro do que acontece na região!
Receba as principais notícias e alertas antes de todo mundo


Entrar no grupo do WhatsApp

Notícias rápidas, exclusivas e direto no seu WhatsApp 📲

Quem somos

Desde 2005, o Ednotícias atua em Arapongas e região levando informação com credibilidade, agilidade e compromisso com a verdade. Somos um portal regional independente, dedicado a registrar os fatos que impactam nossa comunidade.
Um Clique
  • Ocorrência Policial
  • Sao Pedro do Ivaí
  • Camara Municipal de Apucarana
  • Região
Acesso Rápido
  • Arapongas
  • Apucarana
  • Paraná
  • Região
  • Ocorrência Policial
© 2025 Tudo em Software. Todos os direitos reservados.
Bem-vindo de volta!

Faça login na sua conta.

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?