A Prefeitura de Arapongas vai antecipar o pagamento da primeira parcela do 13° salário pelo nono ano consecutivo. Conforme a Secretaria Municipal de Finanças, ela será paga nesta segunda-feira, 30.
“Faz parte de um planejamento, inclusive financeiro, que desde o começo do ano nós já separamos esses recursos que irão fazer parte do adiantamento do 13º”, destaca o prefeito de Arapongas, Rafael Cita.“É para beneficiar o servidor, que já pode ter acesso a esses valores no meio do ano, e também para fomentar a economia local, porque o servidor vai injetar milhões de reais no comércio local, o servidor pode realizar suas compras, fazer seus pagamentos. Isso ajuda a economia do município a se fortalecer”, frisa o prefeito.
De acordo com o setor de Recursos Humanos (RH), serão beneficiados 3485 servidores municipais. A antecipação de 50% do 13° salário totaliza R$ 8.402.589,86.
A Prefeitura de Arapongas destaca que esse valor, somado à folha regular mensal dos servidores, significa a injeção de R$ 20.499.985,19 na economia local.
Por lei, o pagamento da 1ª parcela do 13° deve ser feito até o dia 30 de novembro. Ainda segundo o RH, a primeira parcela do 13º salário é paga sem os descontos e equivale a 50% do valor bruto. Os descontos sobre o total do benefício (primeira e segunda parcelas) são calculados quando a segunda parcela do 13º for paga – o que ocorre em dezembro.
