Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Edição de NotíciasEdição de NotíciasEdição de Notícias
Notificação Mostrar Mais
Redimensionar FonteAa
  • Início
  • Arapongas
  • Apucarana
  • Região
  • Ocorrência Policial
  • Edições Impressas
Edição de NotíciasEdição de Notícias
Redimensionar FonteAa
  • Início
  • Arapongas
  • Apucarana
  • Região
  • Ocorrência Policial
  • Edições Impressas
Search
  • Início
  • Arapongas
  • Apucarana
  • Região
  • Ocorrência Policial
  • Edições Impressas
Já tem uma conta? Entrar
Siga-nos
MaringáParaná

Princesa Kako de Akishino exalta memória dos imigrantes japoneses em visita a Maringá

Publicado em: 9 de junho de 2025
Compartilhar
Compartilhar

A princesa do Japão Kako de Akishino iniciou neste domingo (8) sua agenda oficial no Paraná, sendo recepcionada pela comunidade nipo-brasileira de Maringá, na região Noroeste. A representante da família imperial japonesa está no País em comemoração aos 130 anos das relações diplomáticas entre o Brasil e o Japão, que tem sido chamado de o “Ano de Intercâmbio da Amizade Brasil-Japão”.

No Paraná, ela fará visitas ainda a Rolândia e Londrina, nesta segunda-feira (9), quando se encontrará com o governador Carlos Massa Ratinho Junior, e irá a Foz do Iguaçu nos dias 14 e 15 de junho, onde visitará as Cataratas do Iguaçu.

Em Maringá, a princesa Kako recebeu as boas-vindas na Associação Cultural e Esportiva de Maringá (Acema), que representa a comunidade nipo-brasileira na cidade. Ela se encontrou com jovens nikkeis, acompanhou apresentações de danças e tambores japoneses e ainda regou uma árvore — uma cerejeira que foi plantada na associação para simbolizar a visita imperial.

Sobrinha do atual imperador Naruhito e filha de Fumihito de Akishino, seu sucessor, a princesa Kako lembrou que o Brasil tem a segunda maior comunidade japonesa do mundo, com cerca de 2,7 milhões de imigrantes e descendentes. Só no Paraná, estima-se 276 mil pessoas, a segunda maior comunidade nipônica do Brasil, atrás apenas de São Paulo.

- Patrocinado -
Ad image

“É com grande satisfação que celebramos o 130° aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas entre o Japão e o Brasil e o Ano do Intercâmbio da Amizade entre os dois países”, declarou a princesa.

“Já se passaram mais de 100 anos desde que os imigrantes japoneses começaram a se estabelecer no Paraná, e em memória a eles, voltei ao caminho que percorreram mais de um século atrás. Expresso meu profundo respeito aos imigrantes e seus descendentes, que apesar de todas as dificuldades enfrentadas, se esforçaram diariamente e têm contribuído com a sociedade brasileira”, complementou. 

A Cidade Canção tem forte influência do país asiático em sua história, abrigando, por exemplo, o Parque do Japão, dedicado à cultura japonesa. O espaço conta com um complexo que exibe diferentes formas de expressão da cultura oriental, incluindo jardins, paisagismo e espaços para atividades culturais e esportivas. Na cidade paranaense, existe a Avenida Kakogawa, enquanto que no Japão há uma avenida que leva o nome de Maringá, com uma réplica da Catedral Metropolitana.

“Para Maringá é uma honra muito grande, são poucas as cidades do Brasil que já receberam tantos membros da família imperial. O governo e a família imperial japonesa têm uma grande consideração pela nossa cidade e pela comunidade nipônica que está aqui estabelecida”, destacou o prefeito Silvio Barros. “Nós contribuímos com isso, criando em Maringá o Parque do Japão, que é o maior jardim japonês do País. Esperamos estreitar cada vez mais esse relacionamento”.

- Comunidade -
Receba as principais notícias e alertas antes de todo mundo
💬 Grupo do WhatsApp

O presidente da Acema, Afonso Akioshi Shiozaki, falou sobre o simbolismo do plantio da árvore em homenagem à princesa e o que representa seu encontro com a comunidade nipônica. “É algo que fortalece cada vez mais o relacionamento entre Maringá e o Japão. Os japoneses têm a cultura de manter suas tradições, uma cultura milenar que valoriza muito suas raízes”, disse.

- Patrocinado -

“Na cultura japonesa, quando uma autoridade vem para cá ou quando vamos para lá, existe o costume de se plantar uma árvore. Ela ficará como uma lembrança por muitas décadas”, contou. “Quando a tia da princesa Kako esteve em Maringá, ela plantou uma árvore na Avenida Brasil, que está sendo cuidada há mais de 30 anos”.

PRINCESA
Foto: Roberto Dziura Jr./AEN

 

RELAÇÃO DE AMIZADE – A ratificação do Tratado de Amizade, de Comércio e de Navegação entre Japão e Brasil, em Paris no ano de 1895, oficializou as relações diplomáticas nipo-brasileiras. 

Já o marco inicial da Imigração Japonesa no Brasil se dá em 18 de junho de 1908, com a chegada do navio Kasato Maru, em Santos, após 52 dias de navegação desde sua saída no porto de Kobe. No Paraná, a imigração iniciou em 1912, com famílias japonesas se estabelecendo no Norte do Estado para trabalhar nas lavouras de café. 

O Estado estabeleceu, há 52 anos, um tratado de amizade com a província japonesa de Hyogo, que resultou numa série de intercâmbios culturais e econômicos entre ambos os estados. Cinco municípios paranaenses têm relações de co-irmandade com cidades japonesas: Curitiba e Himeji, Maringá e Kakogawa, Londrina com Nishinomiya e Nago, Paranaguá e Awaji e Assis Chateaubriand e Shibata.

PRINCESA – A princesa Kako de Akishino nasceu em Tóquio em 29 de dezembro de 1994. É a segunda filha do príncipe Fumihito de Akishino e da princesa Kiko e sobrinha do atual imperador Naruhito do Japão. Ela tem uma irmã mais velha, Mako, e um irmão mais novo, o príncipe Hisahito.

No Brasil, para as celebrações dos 130 anos das relações diplomáticas entre os dois países, a agenda da princesa Kako inclui, além do Paraná, os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul e a capital federal Brasília.

PRESENÇAS – Acompanharam a solenidade o embaixador do Japão no Brasil, Teiji Hayashi; o secretário estadual do Trabalho, Qualificação e Renda, Do Carmo; o cônsul-geral do Japão em Curitiba, Yasuhiro Mitsui; o senador Sergio Moro; os deputados federais Luiz Nishimori e Rosângela Moro (SP); o deputado estadual Jairo Tamura e demais autoridades.

Agência Estadual de Notícias

Poupatempo é inaugurado em Maringá e oferece 240 serviços estaduais
Tecpar é selecionado para fornecer vacina contra raiva humana e varicela ao SUS
Com RenovaPR, 10 mil projetos sustentáveis de energia transformam paisagem rural
Deputado Filipe Barros (PL-PR) afirma que acionará ONU após medidas contra Bolsonaro
Pela 1ª vez na história, TV Paraná Turismo terá programação 100% produzida no Estado
Compartilhar este Artigo
Facebook WhatsApp WhatsApp E-mail Imprimir
Compartilhar

Fique por dentro

Acompanhe nas redes sociais
6.7milSeguidoresCurtir
1.8milSeguidoresSeguir
WhatsAppSeguir
Mais lidas
Arapongas

Conselho de Segurança e Trânsito de Arapongas elege nova diretoria para 2025/2027

sergio
sergio
16 de dezembro de 2025
Grupo Pixote encerra Natal da Família com show gratuito em Apucarana
Bicicleta é furtada após arrombamento de casa em Arapongas
Ratinho Junior elogia Trump após ataque dos EUA à Venezuela
Polícia Militar recupera dois celulares furtados em Marilândia do Sul

Categorias

  • Arapongas
  • Apucarana
  • Paraná
  • Ocorrência Policial

Receba as notícias no seu celular!

Fique por dentro do que acontece na região!
Receba as principais notícias e alertas antes de todo mundo


Entrar no grupo do WhatsApp

Notícias rápidas, exclusivas e direto no seu WhatsApp 📲

Quem somos

Desde 2005, o Ednotícias atua em Arapongas e região levando informação com credibilidade, agilidade e compromisso com a verdade. Somos um portal regional independente, dedicado a registrar os fatos que impactam nossa comunidade.
Um Clique
  • Ocorrência Policial
  • Sao Pedro do Ivaí
  • Camara Municipal de Apucarana
  • Região
Acesso Rápido
  • Arapongas
  • Apucarana
  • Paraná
  • Região
  • Ocorrência Policial
© 2025 Tudo em Software. Todos os direitos reservados.
Bem-vindo de volta!

Faça login na sua conta.

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?