O Santuário de Santa Rita de Cássia, em Lunardelli, se prepara para receber milhares de visitantes neste domingo (11), Dia das Mães. A expectativa é de grande movimento já nos primeiros horários da manhã. Fiéis de várias cidades chegam ao local para agradecer e pedir bênçãos, principalmente pelas mães e pelos filhos.
Maio é mês das mães e também o mês dedicado a Santa Rita de Cássia, padroeira das causas impossíveis. O ponto alto das homenagens ocorre no dia 22, data em que a Igreja celebra a santa. Mas durante todo o mês, o santuário recebe devotos que aproveitam o clima de fé para orar e renovar os pedidos.
Segundo o padre Gabriel Begalli, reitor do santuário, há uma conexão especial entre Santa Rita e as mães. “A gente percebe que muitas vêm aqui não só para agradecer pelos filhos, mas também para pedir. Tem mães que sofrem, assim como Santa Rita sofreu. Mas seguem firmes na fé”, contou.
Ele lembra que a santa, que viveu no século XV enfrentou dores profundas na vida familiar. “Santa Rita sofreu com o marido, sofreu com os filhos. Foi mãe, foi mulher, como tantas de hoje. E mesmo na dor, nunca perdeu a fé. Por isso toca tanto as mães”, afirmou o padre.
Mari Janes Cabral, que mora em Itapema (SC), está em Ivaiporã visitando a sogra e aproveitou para passar no Santuário de Santa Rita. “A gente sempre vem nessa época do ano para visitar a família do meu esposo. E sempre faço questão de vir aqui. Se não passar por Santa Rita, o passeio não está completo”, contou.
Devota da santa das causas impossíveis, Mari reforça a conexão com a fé e a maternidade. “A gente vem agradecer, pedir bênçãos para os filhos e pelos jovens. Não é fácil ser mãe hoje em dia. Eu não tenho mais a minha mãe, mas venho agradecer por tudo que ela fez por mim e pela nossa família”, afirmou.
Márcia José Gonçalves Rocha de Astorga (PR), também esteve no santuário nesta semana, acompanhada da mãe. “Vim agradecer. Pela minha mãe, por tudo o que ela representa. Nem todos têm esse privilégio”, disse.
Ela contou que já recebeu muitas graças. “Já vivi milagres, tanto relacionados à minha mãe quanto aos meus filhos. Por isso faço questão de estar aqui sempre. É gratificante, traz alívio. A emoção de estar neste lugar é difícil de explicar”, concluiu.
Sábado será de Crisma no santuário
No sábado (10), o Santuário de Santa Rita de Cássia, em Lunardelli, será palco de um momento especial, a Crisma de mais de 500 jovens da região. A celebração faz parte do Ano Santo da Esperança, declarado pelo saudoso Papa Francisco, que convida os fiéis a serem “peregrinos da história”.
Atendendo à orientação de Dom Carlos, bispo diocesano, os crismandos das paróquias da região foram convidados a receber o sacramento nos santuários. Em Lunardelli, a cerimônia reunirá fiéis de dez paróquias da Diocese.
Como o número de participantes é grande, as celebrações foram divididas em dois horários, às 15 horas, cinco paróquias participam da primeira missa; às 19h30, as outras cinco completam a programação. A expectativa é de santuário cheio durante todo o dia.
Informações: TnOnline