A Prefeitura de Arapongas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, divulgou nesta quarta-feira, 30, o Informe Epidemiológico da Dengue de 20 a 26 de abril.
Segundo os dados repassados por meio do Controle de Endemias, Arapongas contabiliza 3.240 notificações, sendo 674 casos positivos de dengue (557 adquiridos no município e 80 casos importados), além de 89 em investigação, 2.477 negativos e um óbito. O Informe tem ainda o registro de um caso confirmado e um negativo de chikungunya – doença também transmitida pelo mosquito Aedes aegypti.
O coordenador do Controle de Endemias, Valdecir Pardini, explica que houve uma ligeira alta de registros da doença devido ao período em que as informações entram no boletim, que é semanal. “A tendência é de diminuição de confirmações. Já percebemos bem menos casos pelas notificações que chegam. E as orientações continuam as de sempre: todo cuidado com água parada e, em caso de qualquer sintoma de dengue, procurar serviço médico”, frisa.
PARANÁ
A Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa) divulgou o novo informe semanal da dengue. Foram registrados mais 5.802 casos da doença e sete óbitos. Os dados do novo ano epidemiológico 2025 totalizam 161.706 notificações, 48.604 diagnósticos confirmados e 40 óbitos em decorrência da dengue no Estado.
Ao todo, 396 municípios já apresentaram notificações da doença e 353 possuem casos confirmados. Os sete novos óbitos ocorreram entre janeiro e março, sendo cinco mulheres e dois homens com idades entre 33 e 81 anos. Os pacientes residiam em Alto Paraná, Maringá, Ourizona, Paiçandu e Cambé. (Sesa)
Pref. de Arapongas