Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Edição de NotíciasEdição de NotíciasEdição de Notícias
Notificação Mostrar Mais
Redimensionar FonteAa
  • Início
  • Arapongas
  • Apucarana
  • Região
  • Ocorrência Policial
  • Edições Impressas
Edição de NotíciasEdição de Notícias
Redimensionar FonteAa
  • Início
  • Arapongas
  • Apucarana
  • Região
  • Ocorrência Policial
  • Edições Impressas
Search
  • Início
  • Arapongas
  • Apucarana
  • Região
  • Ocorrência Policial
  • Edições Impressas
Já tem uma conta? Entrar
Siga-nos
Início » Blog » Parques do Paraná vão funcionar normalmente durante o feriadão prolongado
Paraná

Parques do Paraná vão funcionar normalmente durante o feriadão prolongado

Publicado em: 16 de abril de 2025
Compartilhar
Compartilhar

Vinte e sete Unidades de Conservação (UCs) administradas pelo Instituto Água e Terra (IAT) – além do Jardim Botânico de Londrina, no Norte, e do Aquário de Paranaguá, no Litoral –, estarão abertas à visitação durante todo o feriado prolongado, entre a Sexta-Feira Santa (18) e a segunda-feira (21), celebração de Tiradentes, com horário de funcionamento normal, variando de acordo com o complexo ambiental.

A agenda pode ser consultada no site do IAT, autarquia vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest).

Há opções para diferentes gostos. Locais com espaço para camping, como o Parque Estadual Pico do Marumbi, entre a Região Metropolitana de Curitiba e a região litorânea; com cachoeiras, como o Salto São Francisco, entre Guarapuava, Prudentópolis e Turvo, na região Central do Paraná; ou preparado para a prática de esportes mais radicais, como o Guartelá, em Tibagi, e o Vale do Codó, em Jaguariaíva, nos Campos Gerais.

No total, o Paraná possui hoje 74 Unidades de Conservação catalogadas pelo IAT, nem todas abertas à visitação. Esse montante compreende cerca de 26,3 mil km² de áreas protegidas por legislação, formadas por ecossistemas livres que não podem sofrer interferência humana ou aquelas com o uso sustentável de parte dos seus recursos naturais, como os parques abertos à visitação pública.

Essas áreas de proteção são divididas em UCs estaduais de Uso Sustentável, com 10.470,74 km²; UCs estaduais de Proteção Integral (756,44 km²); Áreas Especiais de Uso Regulamentado (Aresur), 152,25 km²; e Áreas Especiais e Interesse Turístico (AEIT), com 670,35 km², todas com administração do Governo do Estado.

O cenário se completa com as Reservas Particulares do Patrimônio Natural, as chamadas RPPNs, que somam atualmente 553,83 km²; terras indígenas, com 846,87 km²; e Unidades Federais, de 8.840,39 km², sendo o Parque Nacional do Iguaçu, em Foz do Iguaçu, a área mais simbólica; e Unidades Municipais (3.959,55 km²), como o Parque Barigui, em Curitiba.

Agência Estadual de Notícias

3,1 milhões de consumidores concorrendo: Nota Paraná sorteia prêmios na segunda
Semana do Meio Ambiente terá araucária de 700 anos, limpeza de rios e proteção da fauna
STF confirma decisão da Comissão de Ética e mantém suspensão do deputado Renato Freitas
Com carrinhos e acessórios, Estado inicia distribuição inédita de 10 mil kits para mães e bebês
Deputado Delegado Jacovós assume liderança do bloco PL/NOVO na Alep
Compartilhar este Artigo
Facebook WhatsApp WhatsApp E-mail Imprimir

Fique por dentro

Acompanhe nas redes sociais
6.7milSeguidoresCurtir
1.8milSeguidoresSeguir
WhatsAppSeguir
Mais lidas
Arapongas

Mulher denuncia agressão e ameaça em caso de violência doméstica em Arapongas

sergio
sergio
24 de abril de 2026
Polícia usa Taser para conter homem em caso de violência doméstica em Apucarana
Acidente entre Audi Q8 híbrido e moto elétrica deixa dois feridos em Arapongas
Veículo abandonado é recolhido ao pátio pela ROCAM em Apucarana
Espetáculo do Palhaço Ritalino tem apresentações gratuitas em Arapongas

Categorias

  • Arapongas
  • Apucarana
  • Paraná
  • Ocorrência Policial

Receba as notícias no seu celular!

Fique por dentro do que acontece na região!
Receba as principais notícias e alertas antes de todo mundo


Entrar no grupo do WhatsApp

Notícias rápidas, exclusivas e direto no seu WhatsApp 📲

Quem somos

Desde 2005, o Ednotícias atua em Arapongas e região levando informação com credibilidade, agilidade e compromisso com a verdade. Somos um portal regional independente, dedicado a registrar os fatos que impactam nossa comunidade.
Um Clique
  • Ocorrência Policial
  • Sao Pedro do Ivaí
  • Camara Municipal de Apucarana
  • Região
Acesso Rápido
  • Arapongas
  • Apucarana
  • Paraná
  • Região
  • Ocorrência Policial
© 2025 Tudo em Software. Todos os direitos reservados.
Bem-vindo de volta!

Faça login na sua conta.

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?