Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Edição de NotíciasEdição de NotíciasEdição de Notícias
Notificação Mostrar Mais
Redimensionar FonteAa
  • Início
  • Arapongas
  • Apucarana
  • Região
  • Ocorrência Policial
  • Edições Impressas
Edição de NotíciasEdição de Notícias
Redimensionar FonteAa
  • Início
  • Arapongas
  • Apucarana
  • Região
  • Ocorrência Policial
  • Edições Impressas
Search
  • Início
  • Arapongas
  • Apucarana
  • Região
  • Ocorrência Policial
  • Edições Impressas
Já tem uma conta? Entrar
Siga-nos
Arapongas

Arapongas – Dona Cida Masquetti: histórias de amor pela família, culinária e forte ligação com a política

Publicado em: 21 de março de 2025
Compartilhar
Compartilhar

Muitos a conhecem pelo seu talento e amor pela culinária, atividade que exerceu por décadas. Por 10 anos, foi cozinheira para a família do Dr. David Ayub, por outros 23 anos esteve no comando da cozinha do Buffet Recanto de Arapongas. Outros a conhecem pela política, meio em que ela convive desde os 12 anos, quando já acompanhava o irmão mais velho, Jácomo Masquetti, nas campanhas eleitorais. Ele foi prefeito de Sabáudia por dois mandatos (1964 a 1968 e de 1973 a 1976). Antes disso, já havia sido vereador pela mesma cidade (entre 1955 e 1959). A ligação dela com a política seguiu por toda a vida, pois é mãe do ex-prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre, e avó do atual prefeito, Rafael Cita. Ela é Aparecida Masquetti, 86 anos, ou Dona Cida, como é carinhosamente chamada por tantos araponguenses.

Além de Sérgio Onofre, ela teve duas filhas: Sônia e Sandra Onofre. “Eu, desde mocinha, acompanhava meu irmão na política. Ia nas reuniões, nos comícios. Além de acompanhar ele também nos torneios de futebol. Era uma época muito boa. E até hoje, convivo no meio da política”, diz ela, sorrindo.  Dona Cida relembra que desde aquela época a corrida eleitoral era um momento de bastante tensão, mas a família sempre esteve unida. Após o irmão ter trilhado o caminho da política, foi a vez de ela acompanhar de perto a trajetória do filho Sérgio Onofre na vida pública. “Ele começou bem novo também. Nós morávamos na Vila Sampaio e o sr. Alberto Kallas o convidou para trabalhar na campanha. Ele foi e está até hoje. Lembro que quando o Sérgio me disse que ia trabalhar com política, eu pensei comigo: mais um”, recorda.

Para ela, a política se tornou uma coisa natural, que está no sangue da família.  “Passou um filme na minha cabeça. Vi meu irmão, meu filho e agora meu neto, ocupando um cargo importante, com decisões capazes de ajudar pessoas, de transformar uma cidade”, disse. Mas, como mãe e avó, há sempre as preocupações. “A gente sabe que na política muitos vêm para fazer o bem, mas tem aqueles que usam dela para fazer mal, para atacar. Mas nossa família busca manter a união, o amor, mesmo nas adversidades que podem acontecer. E sempre confiando em Deus e buscando fazer o que é certo”, salientou.

CASA CHEIA
O amor pela família acaba sendo o ingrediente principal para os almoços de domingo na casa da matriarca da família Masquetti/Onofre. Com a casa sempre cheia, reunindo os três filhos, 10 netos, 12 bisnetos – além de amigos, Dona Cida gosta de apreciar cada um desses momentos.

“Sempre gostei do que fazia. Trabalhei muito e trazia o sustento para o meu lar e não me arrependo”, diz Dona Cida, ao se recordar de seu trabalho como cozinheira. Além das décadas em que atuou para a família Ayub e Buffet Recanto, ela também trabalhou por conta própria no preparo de congelados. “Eu criei os meus filhos dessa maneira. Trabalhando de manhã até à noite. E eu falo para eles: o que deixo de herança para vocês é o exemplo de trabalho e dedicação”, acrescenta. A aptidão pela culinária também foi algo que passou para a família – filhos e netos. 

MENSAGEM ÀS MULHERES 
Com carinho, Dona Cida deixou um recado a todos as mulheres. “Procurem se amar e se considerem. Sejam verdadeiras e respeitem a si mesmas e as suas famílias. Não tenham medo de arregaçar as mangas e ir à luta. Deixem valores importantes aos seus filhos, eduquem com amor e firmeza. É raro a gente ver hoje um filho pedindo bênção ao pai e à mãe ou pedindo licença. Não podemos deixar esses valores se perderem com o tempo”, recomenda Dona Cida.

“Nós, mulheres, somos a rocha firma do nosso lar, da nossa família”, Cida Masquetti.

WhatsApp Image 2025-03-21 at 16_17_57 (1)
Pref. de Arapongas
Arapongas sedia Encontro dos Núcleos de Cooperação Socioambiental da Itaipu
Prefeito Rafael Cita recebe as Misses Arapongas
Prefeitura de Arapongas amplia oferta de exames de ultrassonografia
Agência do Trabalhador de Arapongas está com 326 vagas de emprego disponíveis
Arapongas recebe mais quatro motos para a Guarda Municipal
Compartilhar este Artigo
Facebook WhatsApp WhatsApp E-mail Imprimir
Compartilhar

Fique por dentro

Acompanhe nas redes sociais
6.7milSeguidoresCurtir
1.8milSeguidoresSeguir
WhatsAppSeguir
Mais lidas
Arapongas

Arapongas 78 anos: Ex-prefeito e atual superintendente de Apoio aos Municípios, Sérgio Onofre, é destaque na trajetória recente da cidade

sergio
sergio
8 de outubro de 2025
Bazana garante 17 kits de tecnologia a escolas de 8 cidades
Maria e José são os nomes mais comuns em Arapongas, diz IBGE
Pedro Lupion comemora derrubada da MP do IOF e reforça defesa do agronegócio no Congresso
Califórnia realiza dia de autocuidado e prevenção no Outubro Rosa

Categorias

  • Arapongas
  • Apucarana
  • Paraná
  • Ocorrência Policial

Receba as notícias no seu celular!

🗞️ Fique por dentro do que acontece na região!
Receba as principais notícias e alertas antes de todo mundo 👇

💬 Entrar no grupo do WhatsApp Notícias rápidas, exclusivas e direto no seu WhatsApp 📲

Quem somos

Desde 2005, o Ednotícias atua em Arapongas e região levando informação com credibilidade, agilidade e compromisso com a verdade. Somos um portal regional independente, dedicado a registrar os fatos que impactam nossa comunidade.
Um Clique
  • Ocorrência Policial
  • Sao Pedro do Ivaí
  • Camara Municipal de Apucarana
  • Região
Acesso Rápido
  • Arapongas
  • Apucarana
  • Paraná
  • Região
  • Ocorrência Policial
© 2025 Tudo em Software. Todos os direitos reservados.
Bem-vindo de volta!

Faça login na sua conta.

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?