Muitos a conhecem pelo seu talento e amor pela culinária, atividade que exerceu por décadas. Por 10 anos, foi cozinheira para a família do Dr. David Ayub, por outros 23 anos esteve no comando da cozinha do Buffet Recanto de Arapongas. Outros a conhecem pela política, meio em que ela convive desde os 12 anos, quando já acompanhava o irmão mais velho, Jácomo Masquetti, nas campanhas eleitorais. Ele foi prefeito de Sabáudia por dois mandatos (1964 a 1968 e de 1973 a 1976). Antes disso, já havia sido vereador pela mesma cidade (entre 1955 e 1959). A ligação dela com a política seguiu por toda a vida, pois é mãe do ex-prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre, e avó do atual prefeito, Rafael Cita. Ela é Aparecida Masquetti, 86 anos, ou Dona Cida, como é carinhosamente chamada por tantos araponguenses.
Além de Sérgio Onofre, ela teve duas filhas: Sônia e Sandra Onofre. “Eu, desde mocinha, acompanhava meu irmão na política. Ia nas reuniões, nos comícios. Além de acompanhar ele também nos torneios de futebol. Era uma época muito boa. E até hoje, convivo no meio da política”, diz ela, sorrindo. Dona Cida relembra que desde aquela época a corrida eleitoral era um momento de bastante tensão, mas a família sempre esteve unida. Após o irmão ter trilhado o caminho da política, foi a vez de ela acompanhar de perto a trajetória do filho Sérgio Onofre na vida pública. “Ele começou bem novo também. Nós morávamos na Vila Sampaio e o sr. Alberto Kallas o convidou para trabalhar na campanha. Ele foi e está até hoje. Lembro que quando o Sérgio me disse que ia trabalhar com política, eu pensei comigo: mais um”, recorda.
Para ela, a política se tornou uma coisa natural, que está no sangue da família. “Passou um filme na minha cabeça. Vi meu irmão, meu filho e agora meu neto, ocupando um cargo importante, com decisões capazes de ajudar pessoas, de transformar uma cidade”, disse. Mas, como mãe e avó, há sempre as preocupações. “A gente sabe que na política muitos vêm para fazer o bem, mas tem aqueles que usam dela para fazer mal, para atacar. Mas nossa família busca manter a união, o amor, mesmo nas adversidades que podem acontecer. E sempre confiando em Deus e buscando fazer o que é certo”, salientou.
CASA CHEIA
O amor pela família acaba sendo o ingrediente principal para os almoços de domingo na casa da matriarca da família Masquetti/Onofre. Com a casa sempre cheia, reunindo os três filhos, 10 netos, 12 bisnetos – além de amigos, Dona Cida gosta de apreciar cada um desses momentos.
“Sempre gostei do que fazia. Trabalhei muito e trazia o sustento para o meu lar e não me arrependo”, diz Dona Cida, ao se recordar de seu trabalho como cozinheira. Além das décadas em que atuou para a família Ayub e Buffet Recanto, ela também trabalhou por conta própria no preparo de congelados. “Eu criei os meus filhos dessa maneira. Trabalhando de manhã até à noite. E eu falo para eles: o que deixo de herança para vocês é o exemplo de trabalho e dedicação”, acrescenta. A aptidão pela culinária também foi algo que passou para a família – filhos e netos.
MENSAGEM ÀS MULHERES
Com carinho, Dona Cida deixou um recado a todos as mulheres. “Procurem se amar e se considerem. Sejam verdadeiras e respeitem a si mesmas e as suas famílias. Não tenham medo de arregaçar as mangas e ir à luta. Deixem valores importantes aos seus filhos, eduquem com amor e firmeza. É raro a gente ver hoje um filho pedindo bênção ao pai e à mãe ou pedindo licença. Não podemos deixar esses valores se perderem com o tempo”, recomenda Dona Cida.
“Nós, mulheres, somos a rocha firma do nosso lar, da nossa família”, Cida Masquetti.
