Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Edição de NotíciasEdição de NotíciasEdição de Notícias
Notificação Mostrar Mais
Redimensionar FonteAa
  • Início
  • Arapongas
  • Apucarana
  • Região
  • Ocorrência Policial
  • Edições Impressas
Edição de NotíciasEdição de Notícias
Redimensionar FonteAa
  • Início
  • Arapongas
  • Apucarana
  • Região
  • Ocorrência Policial
  • Edições Impressas
Search
  • Início
  • Arapongas
  • Apucarana
  • Região
  • Ocorrência Policial
  • Edições Impressas
Já tem uma conta? Entrar
Siga-nos
Paraná

Estado reúne milhares de gestores em Foz do Iguaçu em megaevento de saúde pública

Publicado em: 11 de março de 2025
Compartilhar
Compartilhar

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), iniciou nesta terça-feira (11) o maior evento de saúde pública do Paraná. O Saúde em Movimento está em sua terceira edição e reúne milhares de profissionais de todo o Estado, além de autoridades e referências nacionais, em Foz do Iguaçu, na região Oeste.

O evento seguirá até quinta-feira (13) e tem como objetivo atualizar gestores, prestadores e trabalhadores da área em ações estratégicas para o fortalecimento da Rede de Atenção à Saúde do Estado. Cerca de duas mil pessoas já estão no Oeste acompanhando a programação.

O evento reúne diretores e técnicos de diversas áreas da Sesa, secretários dos 399 municípios, dirigentes e apoiadores do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná (Cosems/PR), diretores dos Consórcios Intermunicipais de Saúde, tutores do PlanificaSUS Paraná, coordenadores da Atenção Primária à Saúde (APS), Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE).

A abertura oficial foi realizada pelo secretário de Estado da Saúde, Beto Preto. “Quem está na saúde sabe que não tem missão cumprida, têm missão sendo cumprida. Nestes três dias reuniremos mais de dois mil gestores para debater sobre os assuntos que melhoram o atendimento da nossa população, esse é nosso objetivo”, afirmou.

“A programação do Saúde em Movimento também contará com o anúncio de um pacote de investimentos para a saúde do Estado, incluindo novos programas e repasses destinados à ampliação de cirurgias eletivas, obras e reforços para a Atenção Primária à Saúde e Vigilância em Saúde do Paraná”, complementou. Os recursos serão confirmados pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior na quinta.

Durante os três dias, também serão realizados o 3º Encontro Estadual do PlanificaSUS Paraná; o 3º Encontro do Agente Comunitário de Saúde e Agente de Combate às Endemias em Ação; o 8º Acolhimento do Programa Mais Médicos para o Brasil no Paraná; e a Oficina para Implantação da Oferta de Cuidados Integrados.

Também será realizada uma reunião técnica da Associação dos Consórcios e Associações Intermunicipais de Saúde do Paraná (Acispar) e a primeira reunião da Comissão Intergestores Bipartite do Paraná (CIB/PR) do ano.

“O Saúde em Movimento integra atividades das nossas entidades e instituições parceiras e se tornou uma grande articulação em defesa do SUS. Este movimento, com a participação de cada uma das pessoas que estão aqui, é dinâmico, inovador e ousado. Pretendemos, com ele, provocar as mudanças necessárias para promover o cuidado que as pessoas merecem e precisam quando buscam os serviços de saúde no Paraná”, disse a diretora de Atenção e Vigilância em Saúde da Sesa, Maria Goretti David Lopes.

O secretário de saúde de Foz do Iguaçu e presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná (Cosems/PR), Fábio de Mello, agradeceu a colaboração do Estado com os municípios. “Somos muito gratos por todo o apoio que o Governo, por meio da Sesa, possibilita para os municípios, reforçando a regionalização dos serviços e levando atendimento para todos os paranaenses”, afirmou.

PALESTRA – A primeira palestra do dia ficou à cargo da assessora técnica e responsável pela Câmara Técnica de Atenção Primária à Saúde do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Maria José Oliveira Evangelista. A profissional realizou uma conferência com o tema “Organizando o SUS para o cuidado integral e de qualidade”. Maria José falou sobre a necessidade de atenção à saúde e recursos de saúde disponíveis para possibilitar uma saúde de qualidade para os usuários do SUS.

PRESENÇAS – Participaram da abertura a prefeita de Rio Branco do Sul e Presidente da Associação dos Consórcios e Associações Intermunicipais de Saúde do Paraná (Acispar), Karime Fayad; a assessora técnica da Coordenação Geral de Inovação e Aceleração Digital da Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde, Adriana Kitajima; o prefeito de Corumbataí do Sul, Xandão; o vice-prefeito de Foz do Iguaçu, Ricardinho Nascimento; o presidente do da Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Paraná (Fehospar), Rangel da Silva; e a representante da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein, Ana Alice Freire de Sousa.

Agência Estadual de Notícias

Mesmo sem casos no Paraná, Secretaria da Saúde faz alerta sobre intoxicação por metanol em bebida
Ratinho Júnior coloca Alexandre Curi no tabuleiro da sucessão ao Palácio Iguaçu
Região de Cascavel reúne 22% de todas as 22,2 mil vagas de emprego disponíveis no Paraná
Emenda de Lupion proíbe escolta policial e benefícios a invasores de terra
Número de cidades que ofertam tratamento contra tabagismo cresce 34% no Paraná
Compartilhar este Artigo
Facebook WhatsApp WhatsApp E-mail Imprimir
Compartilhar

Fique por dentro

Acompanhe nas redes sociais
6.7milSeguidoresCurtir
1.8milSeguidoresSeguir
WhatsAppSeguir
Mais lidas
Arapongas

PRF apreende 298 ampolas de emagrecedores escondidas em pneu estepe no PR

sergio
sergio
8 de dezembro de 2025
Conselho Sobre Drogas de Arapongas elege nova direção para gestão 2025-2027
IPPASA inicia transmissões ao vivo de sessões colegiadas pela internet
Danylo Acioli critica investimentos e cobra prioridade na Saúde em Apucarana
Prefeitura alinha organização do Festival da Cachaça 2026 em Jandaia do Sul

Categorias

  • Arapongas
  • Apucarana
  • Paraná
  • Ocorrência Policial

Receba as notícias no seu celular!

Fique por dentro do que acontece na região!
Receba as principais notícias e alertas antes de todo mundo


Entrar no grupo do WhatsApp

Notícias rápidas, exclusivas e direto no seu WhatsApp 📲

Quem somos

Desde 2005, o Ednotícias atua em Arapongas e região levando informação com credibilidade, agilidade e compromisso com a verdade. Somos um portal regional independente, dedicado a registrar os fatos que impactam nossa comunidade.
Um Clique
  • Ocorrência Policial
  • Sao Pedro do Ivaí
  • Camara Municipal de Apucarana
  • Região
Acesso Rápido
  • Arapongas
  • Apucarana
  • Paraná
  • Região
  • Ocorrência Policial
© 2025 Tudo em Software. Todos os direitos reservados.
Bem-vindo de volta!

Faça login na sua conta.

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?