Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Edição de NotíciasEdição de NotíciasEdição de Notícias
Notificação Mostrar Mais
Redimensionar FonteAa
  • Início
  • Arapongas
  • Apucarana
  • Região
  • Ocorrência Policial
  • Edições Impressas
Edição de NotíciasEdição de Notícias
Redimensionar FonteAa
  • Início
  • Arapongas
  • Apucarana
  • Região
  • Ocorrência Policial
  • Edições Impressas
Search
  • Início
  • Arapongas
  • Apucarana
  • Região
  • Ocorrência Policial
  • Edições Impressas
Já tem uma conta? Entrar
Siga-nos
Início » Blog » Prefeitura autoriza destinação ambiental de resíduos têxteis acumulados em prédio público de Apucarana
Apucarana

Prefeitura autoriza destinação ambiental de resíduos têxteis acumulados em prédio público de Apucarana

Publicado em: 5 de março de 2025
Compartilhar
Compartilhar

O prefeito Rodolfo Mota assinou nesta sexta-feira (28/02) a autorização para que a Secretaria Municipal de Meio Ambiente providencie a destinação ambiental adequada de aproximadamente mil toneladas de resíduos da indústria têxtil e da confecção, acumulados ao longo de 2024 no prédio do extinto IBC da Vila Nova.

O material, rejeitado por empresas do setor têxtil, foi coletado por uma empresa credenciada pela prefeitura, que deveria garantir a destinação final conforme o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS). No entanto, segundo denúncia da atual gestão municipal, a situação gerou um grande passivo ambiental e um risco iminente de incêndio. Além dos resíduos têxteis, o barracão do antigo IBC também abriga diversos bens públicos, o que agrava ainda mais o problema.

De acordo com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, o armazenamento inadequado desses materiais representa uma ameaça à população local, pois cria um ambiente propício para a proliferação de animais peçonhentos, vetores de doenças, além de ratos e baratas. “A empresa credenciada coletou e depositou os resíduos têxteis no espaço público com o objetivo de transformá-los futuramente em matéria-prima para outros produtos. No entanto, não conseguiu dar destinação a todo o material acumulado”, explicou Diego da Silva, secretário municipal de Meio Ambiente. Segundo ele, a empresa já foi notificada legalmente sobre suas responsabilidades.

O prefeito Rodolfo Mota esteve pessoalmente no prédio do IBC para verificar a situação. “Este local deveria servir como almoxarifado da prefeitura, armazenando equipamentos e maquinários essenciais para a saúde, educação e demais secretarias. No entanto, acabou se transformando em um depósito irregular, literalmente uma montanha de materiais sem valor algum”, criticou Mota. Ele destacou que a autorização para a destinação ambiental adequada faz parte de uma força-tarefa envolvendo as secretarias de Meio Ambiente e Fazenda, além da Procuradoria Jurídica.

Outro ponto destacado pelo prefeito foi que a empresa responsável retirou apenas os resíduos mais valiosos, deixando para trás materiais sintéticos sem valor comercial, que são altamente prejudiciais ao meio ambiente. “A importância do polo têxtil de Apucarana é inegável, e o programa de coleta de resíduos têxteis será retomado. Mas, antes, precisamos enfrentar esse problema e resolver definitivamente esse passivo ambiental herdado. Esse ato irresponsável custará caro para os cofres públicos, mas vamos corrigir essa situação. No futuro, retomaremos o projeto da maneira correta, responsável e com o devido suporte às nossas facções. Mas isso aqui nunca mais vai acontecer em Apucarana”, garantiu Mota.

O material acumulado será encaminhado para um aterro industrial. A contratação emergencial inclui transporte, tratamento e disposição final dos resíduos sólidos, com prazo de execução de 90 dias, conforme requisição da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Pref. de Apucarana
Vereadores apresentam novos recursos para Apucarana durante coletiva
Apucarana está entre as melhores cidades do Brasil em ranking de 2025
Basquete movimenta o Lagoão com festival e etapa da Liga do Vale do Ivaí no fim de semana em Apucarana
Prefeitura de Apucarana entrega CMEI após dez anos de obra parada
Polícia intervém e recém-nascido volta ao hospital para tratar sífilis congênita
Compartilhar este Artigo
Facebook WhatsApp WhatsApp E-mail Imprimir

Fique por dentro

Acompanhe nas redes sociais
6.7milSeguidoresCurtir
1.8milSeguidoresSeguir
WhatsAppSeguir
Mais lidas
Pedro Paulo Bazana

Deputado Bazana discute defesa das APAEs e educação especializada com Defensoria

sergio
sergio
4 de maio de 2026
Faxinal inicia obras de pavimentação asfáltica em dez ruas da cidade
Moradora de Apucarana ganha carro em campanha do IPTU Bom Pagador
Prefeitura de Arapongas inicia preparação de cemitérios para o Dia das Mães
Faculdade HONPAR arrecada 45 bolsas de sangue em campanha solidária

Categorias

  • Arapongas
  • Apucarana
  • Paraná
  • Ocorrência Policial

Receba as notícias no seu celular!

Fique por dentro do que acontece na região!
Receba as principais notícias e alertas antes de todo mundo


Entrar no grupo do WhatsApp

Notícias rápidas, exclusivas e direto no seu WhatsApp 📲

Quem somos

Desde 2005, o Ednotícias atua em Arapongas e região levando informação com credibilidade, agilidade e compromisso com a verdade. Somos um portal regional independente, dedicado a registrar os fatos que impactam nossa comunidade.
Um Clique
  • Ocorrência Policial
  • Sao Pedro do Ivaí
  • Camara Municipal de Apucarana
  • Região
Acesso Rápido
  • Arapongas
  • Apucarana
  • Paraná
  • Região
  • Ocorrência Policial
© 2025 Tudo em Software. Todos os direitos reservados.
Bem-vindo de volta!

Faça login na sua conta.

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?