Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Edição de NotíciasEdição de NotíciasEdição de Notícias
Notificação Mostrar Mais
Redimensionar FonteAa
  • Início
  • Arapongas
  • Apucarana
  • Região
  • Ocorrência Policial
  • Edições Impressas
Edição de NotíciasEdição de Notícias
Redimensionar FonteAa
  • Início
  • Arapongas
  • Apucarana
  • Região
  • Ocorrência Policial
  • Edições Impressas
Search
  • Início
  • Arapongas
  • Apucarana
  • Região
  • Ocorrência Policial
  • Edições Impressas
Já tem uma conta? Entrar
Siga-nos
Início » Blog » Arapongas – Autistas têm garantido acesso e permanência de duas pessoas em consultas
Arapongas

Arapongas – Autistas têm garantido acesso e permanência de duas pessoas em consultas

Publicado em: 25 de fevereiro de 2025
Compartilhar
Compartilhar

A vereadora Simone Sponton (Mãe de Autista) teve aprovado, por unanimidade, Projeto de Lei que garante o acesso e permanência de ambos os pais ou responsáveis acompanhando pacientes com TEA (transtorno do espectro autista), no decorrer de consultas nas unidades de saúde das redes pública e privada do município de Arapongas.
 

De acordo com Simone, a forma como uma pessoa com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) percebe o mundo é diferente da maioria das pessoas. O TEA afeta a maneira como as pessoas veem, ouvem, sentem e interagem com o mundo.

“Nesse contexto, nem sempre o autista consegue entender por qual motivo apenas uma das pessoas que o estão acompanhando pode seguir junto a ele até uma sala de consulta, ou qualquer outro ambiente em que ele vai ser atendido. Isso pode deixá-lo agitado e não colaborativo, entre outras situações que poderiam ser prejudiciais ao motivo pelo qual ele ali está”, observa a vereadora.
 

Além disso, prossegue, é importante citar que não há em nenhuma lei existente no país que diga que apenas um acompanhante pode entrar em uma consulta. O que ocorre, ainda segundo a vereadora, é uma interpretação errônea por parte de algumas instituições de saúde, que pegam o trecho de algumas leis que dizem que “o paciente tem direito a um acompanhante”, para não deixar um segundo entrar.

Mas na verdade esse texto dá o direito ao paciente ter um acompanhante e não entrar sozinho. “Se não há em nenhum documento nacional a proibição de mais de um acompanhante em uma consulta pediátrica, não há motivos para proibir mais de um acompanhante em uma consulta a um Autista”, finaliza.

Câmara Mun. de Arapongas

Sala do Empreendedor de Arapongas é premiada com o Selo de Atendimento Ouro do Sebrae
Em Curitiba, prefeito Rafael Cita de Arapongas participa de posse no TCE-PR e compromissos no Paranacidade e IAT
Prefeitura de Arapongas e SIMA se unem para aprimorar o descarte de resíduos industriais
Vídeo mostra jogador baleado em Torneio 1º de Maio em Arapongas
Prefeitura de Arapongas promove reunião para apresentação do Programa de Avaliação de Contas Municipais
Compartilhar este Artigo
Facebook WhatsApp WhatsApp E-mail Imprimir

Fique por dentro

Acompanhe nas redes sociais
6.7milSeguidoresCurtir
1.8milSeguidoresSeguir
WhatsAppSeguir
Mais lidas
Arapongas

Deputado Bazana busca investimentos para quatro escolas estaduais em Arapongas

sergio
sergio
14 de abril de 2026
Atendimento no Pronto Atendimento Infantil de Apucarana é restabelecido
Prefeitura divulga agenda esportiva com campeonatos e amistosos nesta semana
Equipe de Arapongas conquista pódio na Corrida do Trabalhador em MS
Quem vigia a inteligência artificial? Debate sobre poder e responsabilidade

Categorias

  • Arapongas
  • Apucarana
  • Paraná
  • Ocorrência Policial

Receba as notícias no seu celular!

Fique por dentro do que acontece na região!
Receba as principais notícias e alertas antes de todo mundo


Entrar no grupo do WhatsApp

Notícias rápidas, exclusivas e direto no seu WhatsApp 📲

Quem somos

Desde 2005, o Ednotícias atua em Arapongas e região levando informação com credibilidade, agilidade e compromisso com a verdade. Somos um portal regional independente, dedicado a registrar os fatos que impactam nossa comunidade.
Um Clique
  • Ocorrência Policial
  • Sao Pedro do Ivaí
  • Camara Municipal de Apucarana
  • Região
Acesso Rápido
  • Arapongas
  • Apucarana
  • Paraná
  • Região
  • Ocorrência Policial
© 2025 Tudo em Software. Todos os direitos reservados.
Bem-vindo de volta!

Faça login na sua conta.

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?