Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Edição de NotíciasEdição de NotíciasEdição de Notícias
Notificação Mostrar Mais
Redimensionar FonteAa
  • Início
  • Arapongas
  • Apucarana
  • Região
  • Ocorrência Policial
  • Edições Impressas
Edição de NotíciasEdição de Notícias
Redimensionar FonteAa
  • Início
  • Arapongas
  • Apucarana
  • Região
  • Ocorrência Policial
  • Edições Impressas
Search
  • Início
  • Arapongas
  • Apucarana
  • Região
  • Ocorrência Policial
  • Edições Impressas
Já tem uma conta? Entrar
Siga-nos
Arapongas

1º Fórum da Rede de Proteção de Mulheres em situação de violência marca o fortalecimento de políticas públicas em Arapongas

Publicado em: 26 de março de 2025
Compartilhar
Compartilhar

Como encerramento da Campanha “Marias: Asas para Elas” – em alusão ao mês da Mulher, Arapongas realizou nesta quarta-feira, 26, o 1º Fórum da Rede de Proteção às mulheres em situação de violência, promovido pela Prefeitura de Arapongas, através da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Trânsito (Sestran), Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres, com o apoio de Secretarias Municipais, Forças de Segurança e demais apoiadores. A oportunidade tratou de pautas sobre segurança e diversas políticas públicas e sociais, buscando ampliar ações de enfrentamento à violência, dando mais espaço ao empoderamento feminino.

O encontro contou com a presença da vice-prefeita Édina Kummel, representando o prefeito Rafael Cita que cumpre agenda em Curitiba, da primeira-dama Gabriela Dezam Cita, do secretário de Segurança, Paulo Argati, da deputada federal e secretária da Secretaria de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte, da delegada Dra. Camila Costa – Delegacia da Mulher, vereadora Meyre Farias; representando o poder legislativo e secretária de Assistência Social, Marisa Bazana.

O secretário da Segurança, Paulo Argati, enalteceu a iniciativa, parabenizando todas as pessoas envolvidas na Campanha “Marias: Asas para Elas” e 1º Fórum da Rede de Proteção de Mulheres. “É importante discutirmos ações que fortaleçam a segurança e garantia de direitos das mulheres. Arapongas tem avançado neste sentido e quer evoluir ainda mais. Tivemos importantes eventos ao longo do mês e que vão impactar positivamente nas ações a serem desenvolvidas, num misto de integração entre as Forças de Segurança, gestão e secretarias municipais e apoiadores”, disse.

A deputada federal e secretária de Estado, Leandre Dal Ponte, reconheceu que Arapongas tem dado passos importantes nas lutas e causas dos direitos e protagonismo feminino. “Ver isso acontecer em Arapongas e em outras cidades do Paraná é muito especial e necessário. O governo Ratinho Jr tem levado incentivo aos municípios para que fortaleçam suas estruturas, articulando ações e serviços que garantam ações efetivas e que vão ao encontro das reais necessidades das mulheres paranaenses. Todas e todos juntos, somando para uma nova realidade”, enfatizou. Leandre fez ainda um convite especial para que Arapongas participe do Encontro Estadual Cuida + Paraná, voltado a gestores e técnicos de políticas públicas para a mulher, igualdade racial e pessoa idosa nos municípios, que será realizado nos dias 31 de março e 1º de abril, em Curitiba.

A vice, Édina Kummel, também reiterou que a gestão municipal está engajada na ampliação de serviços e olhar atento às questões relacionadas a todas mulheres.  “Ações animadoras e promissoras na luta e causas em prol das mulheres da nossa cidade. Nosso compromisso é fazer com que as mulheres ocupem espaços, sejam cuidadas e valorizadas”, salientou. Recentemente, o prefeito Rafael Cita anunciou a criação da Secretaria Municipal da Mulher.

A primeira-dama, Gabriela Cita, também mencionou sobre estar à disposição para contribuir nas pautas femininas. “A gestão municipal tem se empenhado na construção de mais políticas públicas, e quero estar junto nessa caminhada. Insistir nessas questões é fundamental. Dar voz e espaço às mulheres”, disse.

PALESTRAS

As palestras do 1º Fórum da Rede de Proteção de Mulheres em situação de violência também foram os pontos altos do evento. Primeiro, a major Márcia Bobko Bilibio – Coordenadora da Corregedoria da PMPR em Cascavel e Membro da Câmara Técnica da Patrulha Maria da Penha da PMPR, falou sobre o “Papel das Forças de Segurança no Combate à Violência Doméstica”. “A violência não gera reflexos apenas nas mulheres, mas nos filhos, na família, na sociedade. O papel da Polícia Militar – e demais forças de segurança, é alcançar todos os municípios com ações preventivas e combativas. Adotando estratégias de enfrentamento e dando suporte às vítimas”, falou. Ainda foram apresentados dados estatísticos sobre o mapa da violência contra mulheres, programas de prevenção e repressão.

Depois, foi a vez da palestrante Mariana Neris, que é diretora de Políticas Públicas para as Mulheres da Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (SEMIPI), falando sobre o “Fortalecimento da Rede de Proteção da Mulher: Unificando Ações e Projetos. “Somos mais de 5, 8 milhões de mulheres no Paraná. Temos trabalhado intensificamente para estruturar a de proteção e enfrentamento da violência, buscando também oferecer novas oportunidades, um recomeço para tantas mulheres, e um mundo diferente para as nossas meninas”, declarou.

Felicitações

Ainda na oportunidade, a vice Édina Kummel foi parabenizada e presenteada com flores pelo seu 75º aniversário, comemorado na data de hoje (26).

 
WhatsApp Image 2025-03-26 at 10_22_59
 
 
WhatsApp Image 2025-03-26 at 09_53_45 (1)
 
 
WhatsApp Image 2025-03-26 at 09_53_45
 
 
WhatsApp Image 2025-03-26 at 09_53_43
Pref. de Arapongas
Prefeito de Arapongas Rafael Cita e deputado Bazana anunciam R$ 495 mil para cobertura de quadra da Escola Nereide
Dia dos Pais: Serviços no Cemitério de Arapongas podem ser feitos até sábado
Prefeitura de Arapongas retoma atividades socioassistenciais nos Centros de Convivência dos Idosos
Festival de Música Rouxinol de Arapongas faz parceria com Festival Internacional de Londrina
Com investimento de mais de R$ 1,1 milhão, Prefeitura executa revitalização da Rua Andorinhas
Compartilhar este Artigo
Facebook WhatsApp WhatsApp E-mail Imprimir
Compartilhar

Fique por dentro

Acompanhe nas redes sociais
6.7milSeguidoresCurtir
1.8milSeguidoresSeguir
WhatsAppSeguir
Mais lidas
Paraná

Ratinho Junior rejeita decreto de Lula sobre educação especial no PR

sergio
sergio
31 de outubro de 2025
Treinamento das forças de segurança interdita acesso entre bairros em Arapongas
MegaOutlet de Arapongas oferece descontos de até 70% em grandes marcas
Adolescentes são flagrados furtando joias em loja de Apucarana
Arapongas premia escolas após arrecadar 30 toneladas em campanha contra dengue

Categorias

  • Arapongas
  • Apucarana
  • Paraná
  • Ocorrência Policial

Receba as notícias no seu celular!

Fique por dentro do que acontece na região!
Receba as principais notícias e alertas antes de todo mundo


Entrar no grupo do WhatsApp

Notícias rápidas, exclusivas e direto no seu WhatsApp 📲

Quem somos

Desde 2005, o Ednotícias atua em Arapongas e região levando informação com credibilidade, agilidade e compromisso com a verdade. Somos um portal regional independente, dedicado a registrar os fatos que impactam nossa comunidade.
Um Clique
  • Ocorrência Policial
  • Sao Pedro do Ivaí
  • Camara Municipal de Apucarana
  • Região
Acesso Rápido
  • Arapongas
  • Apucarana
  • Paraná
  • Região
  • Ocorrência Policial
© 2025 Tudo em Software. Todos os direitos reservados.
Bem-vindo de volta!

Faça login na sua conta.

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?