Início » 1º Fórum da Rede de Proteção de Mulheres em situação de violência marca o fortalecimento de políticas públicas em Arapongas
Arapongas

1º Fórum da Rede de Proteção de Mulheres em situação de violência marca o fortalecimento de políticas públicas em Arapongas

Compartilhe no WhatsApp

Como encerramento da Campanha “Marias: Asas para Elas” – em alusão ao mês da Mulher, Arapongas realizou nesta quarta-feira, 26, o 1º Fórum da Rede de Proteção às mulheres em situação de violência, promovido pela Prefeitura de Arapongas, através da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Trânsito (Sestran), Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres, com o apoio de Secretarias Municipais, Forças de Segurança e demais apoiadores. A oportunidade tratou de pautas sobre segurança e diversas políticas públicas e sociais, buscando ampliar ações de enfrentamento à violência, dando mais espaço ao empoderamento feminino.

O encontro contou com a presença da vice-prefeita Édina Kummel, representando o prefeito Rafael Cita que cumpre agenda em Curitiba, da primeira-dama Gabriela Dezam Cita, do secretário de Segurança, Paulo Argati, da deputada federal e secretária da Secretaria de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte, da delegada Dra. Camila Costa – Delegacia da Mulher, vereadora Meyre Farias; representando o poder legislativo e secretária de Assistência Social, Marisa Bazana.

O secretário da Segurança, Paulo Argati, enalteceu a iniciativa, parabenizando todas as pessoas envolvidas na Campanha “Marias: Asas para Elas” e 1º Fórum da Rede de Proteção de Mulheres. “É importante discutirmos ações que fortaleçam a segurança e garantia de direitos das mulheres. Arapongas tem avançado neste sentido e quer evoluir ainda mais. Tivemos importantes eventos ao longo do mês e que vão impactar positivamente nas ações a serem desenvolvidas, num misto de integração entre as Forças de Segurança, gestão e secretarias municipais e apoiadores”, disse.

A deputada federal e secretária de Estado, Leandre Dal Ponte, reconheceu que Arapongas tem dado passos importantes nas lutas e causas dos direitos e protagonismo feminino. “Ver isso acontecer em Arapongas e em outras cidades do Paraná é muito especial e necessário. O governo Ratinho Jr tem levado incentivo aos municípios para que fortaleçam suas estruturas, articulando ações e serviços que garantam ações efetivas e que vão ao encontro das reais necessidades das mulheres paranaenses. Todas e todos juntos, somando para uma nova realidade”, enfatizou. Leandre fez ainda um convite especial para que Arapongas participe do Encontro Estadual Cuida + Paraná, voltado a gestores e técnicos de políticas públicas para a mulher, igualdade racial e pessoa idosa nos municípios, que será realizado nos dias 31 de março e 1º de abril, em Curitiba.

A vice, Édina Kummel, também reiterou que a gestão municipal está engajada na ampliação de serviços e olhar atento às questões relacionadas a todas mulheres.  “Ações animadoras e promissoras na luta e causas em prol das mulheres da nossa cidade. Nosso compromisso é fazer com que as mulheres ocupem espaços, sejam cuidadas e valorizadas”, salientou. Recentemente, o prefeito Rafael Cita anunciou a criação da Secretaria Municipal da Mulher.

A primeira-dama, Gabriela Cita, também mencionou sobre estar à disposição para contribuir nas pautas femininas. “A gestão municipal tem se empenhado na construção de mais políticas públicas, e quero estar junto nessa caminhada. Insistir nessas questões é fundamental. Dar voz e espaço às mulheres”, disse.

PALESTRAS

As palestras do 1º Fórum da Rede de Proteção de Mulheres em situação de violência também foram os pontos altos do evento. Primeiro, a major Márcia Bobko Bilibio – Coordenadora da Corregedoria da PMPR em Cascavel e Membro da Câmara Técnica da Patrulha Maria da Penha da PMPR, falou sobre o “Papel das Forças de Segurança no Combate à Violência Doméstica”. “A violência não gera reflexos apenas nas mulheres, mas nos filhos, na família, na sociedade. O papel da Polícia Militar – e demais forças de segurança, é alcançar todos os municípios com ações preventivas e combativas. Adotando estratégias de enfrentamento e dando suporte às vítimas”, falou. Ainda foram apresentados dados estatísticos sobre o mapa da violência contra mulheres, programas de prevenção e repressão.

Depois, foi a vez da palestrante Mariana Neris, que é diretora de Políticas Públicas para as Mulheres da Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (SEMIPI), falando sobre o “Fortalecimento da Rede de Proteção da Mulher: Unificando Ações e Projetos. “Somos mais de 5, 8 milhões de mulheres no Paraná. Temos trabalhado intensificamente para estruturar a de proteção e enfrentamento da violência, buscando também oferecer novas oportunidades, um recomeço para tantas mulheres, e um mundo diferente para as nossas meninas”, declarou.

Felicitações

Ainda na oportunidade, a vice Édina Kummel foi parabenizada e presenteada com flores pelo seu 75º aniversário, comemorado na data de hoje (26).

“Agindo Deus, quem impedirá?” Is 43:13

JR Martelinho de Ouro

Clique para ouvir

Dia das Mulheres

Amar Idosos

Kombucha da Si – Clique Vídeo

Jornal Edição de Notícias

Resumo de Notícias Mensal

× Anuncie no site
%d blogueiros gostam disto: