Arapongas

Vidas importam” é tema de seminário durante Campanha de Prevenção ao suicídio

Compartilhe no WhatsApp

Foi realizado na última quinta-feira(13), no Auditório do Paço Municipal, o seminário com o tema: “Nossas vidas importam!”, iniciativa do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Ivaí (CISVIR) em parceria com as Secretarias de Saúde e Educação de Arapongas. Tal ação faz parte da campanha “Setembro Amarelo”, mês de prevenção ao suicídio, iniciadas no Brasil em 2015 pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), Associação brasileira de Psiquiatria (ABP) e Centro de Valorização da Vida (CVV).

No encontro foram abordadas formas de prevenção do suicídio como a identificação precoce, tratamento e cuidados de pessoas com transtornos mentais ou por uso de substâncias, dores crônicas e estresse emocional.

“Profissionais da área da saúde e educação convivem diariamente com a maioria da nossa população e encontros como este visam capacitar estes profissionais para que possamos atuar de forma preventiva bem como debater possíveis estratégias e de forma intersetorial qualificarmos os serviços prestados em nosso município”, explica o secretário de saúde, Moacir Paludetto Junior.

Dados do Ministério da Saúde apontam que cerca de 800 mil pessoas morrem por suicídio no mundo anualmente, no Brasil mais de 11 mil casos são notificados todos os anos, com isso, falar do tema sem alarmismo e enfrentando os estigmas, bem como conscientizar e estimular sua prevenção, pode contribuir para reverter a situação crítica vivênciada atualmente.

“De fato, intervenções eficientes, bem fundamentadas, baseadas em evidências e em dados seguros, podem ser aplicadas a determinados grupos e indivíduos para se prevenir as tentativas de suicídio e evitar o óbito por essa causa. Por isso a importância de ações como tal”, enfatiza o secretário de saúde.

O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) do município de Arapongas é referência no tratamento de pessoas com transtornos mentais e orientações a respeito de tratamento poderão ser obtidas por meio dos telefones: 3902-1822 e 31524617.

Se você precisa conversar sobre como você está se sentindo, você também poderá ligar para o número 141 que é do Centro de valorização da Vida.

“Agindo Deus, quem impedirá?” Is 43:13

Dia do Trabalhador

Clique para ampliar

Kombucha da Si – Clique Vídeo

JR Martelinho de Ouro

André Quiroga

Festa do Milho

Pedal de São Benedito

Jornal Edição de Notícias

Resumo de Notícias Mensal

× Anuncie no site
%d blogueiros gostam disto: