Arapongas Geral

Tremor faz fórum antigo de Londrina ser evacuado

Compartilhe no WhatsApp

O fórum antigo de Londrina, no Centro Cívico, em frente à prefeitura, foi evacuado no início da tarde desta quinta-feira (21) por causa de um novo tremor registrado na cidade. O estrondo foi percebido por diversos funcionários e visitantes do prédio, que na sequência deixaram o local assustados.

De acordo com o professor de Geologia da Universidade Estadual de Londrina (UEL) José Paulo Pinese, que acompanha a medição realizada desde o início do mês por técnicos da Universidade de São Paulo (USP), o tremor foi registrado às 14h13. Os especialistas do Centro de Sismologia da USP estão analisando o histórico desta tarde para poder dimensionar a magnitude do abalo. “É preciso checar segundo a segundo, um trabalho extenso, ainda maior por contarmos com informações transmitidas por quatro sismógrafos instalados em locais diferentes de Londrina”, explica Pinese.

O Corpo de Bombeiros foi acionado e informado sobre a presença de rachaduras em algumas paredes do fórum. A equipe de engenharia da Companhia de Habitação de Londrina (Cohab) esteve no local para verificar os possíveis estragos e avaliar a estrutura do edifício. O projeto estrutural foi requerido junto à direção do fórum. “Os engenheiros estão levantando a documentação para poder ter mais dados e precisão na análise. A princípio, o fórum não está interditado e aguardamos o laudo técnico para poder tomar as medidas necessárias”, diz o secretário municipal de Defesa Social e coordenador da Defesa Civil, coronel Rubens Guimarães. O edifício permaneceu fechado durante toda a tarde de quinta.

Segundo a advogada Beatriz Piero Bon Almeida, que trabalha na Promotoria da Infância e da Juventude, o tremor foi percebido com intensidade nos pavimentos mais baixos do fórum. “Nós que estávamos no último andar não sentimos nada, mas pessoas que trabalham nos primeiros andares disseram que houve um estrondo bastante alto e alguns computadores chegaram a tremer”, afirma. Todos foram retirados do prédio e dispensados do trabalho cerca de meia hora depois. Atualmente, o fórum antigo abriga as varas criminais e de infância e juventude.

O diretor do fórum, juiz Luiz Valério dos Santos, confirmou a presença de rachaduras e garantiu a reabertura nesta sexta (22). “Decidimos evacuar o prédio porque não sabíamos o que estava acontecendo. Foi uma medida de segurança. Está sendo feita uma avaliação técnica, mas o fórum deverá ser reaberto amanhã”, disse durante entrevista coletiva nesta tarde.

Erivelton Afonso/WhatsApp Grupo Folha
Erivelton Afonso/WhatsApp Grupo Folha

O tremor também foi sentido em outros bairros de Londrina, entre eles os jardins Novo Aeroporto e Califórnia, ambos na zona leste. O último tem sido o epicentro dos registros desde dezembro do ano passado. A Defesa Civil pede que os moradores reportem as ocorrências pelo telefone 153, atendido 24h por dia pelos agentes da Guarda Municipal.

Informações: O Bonde

“Agindo Deus, quem impedirá?” Is 43:13

Dia do Trabalhador

Clique para ampliar

Kombucha da Si – Clique Vídeo

JR Martelinho de Ouro

André Quiroga

Festa do Milho

Pedal de São Benedito

Jornal Edição de Notícias

Resumo de Notícias Mensal

× Anuncie no site
%d blogueiros gostam disto: