Sonho Analítico

Ser ou Não Ser pai: eis a questão…

Compartilhe no WhatsApp

Desde muito cedo as mulheres são “incentivadas” a serem mães, quando ainda somos crianças ganhamos panelinhas e bonecas para brincarmos de casinha, começamos a “nanar o neném” e já começamos aí a de alguma forma “ensaiar” para sermos mães no futuro. Conforme vamos crescendo, vamos ouvindo falar sobre o “instinto materno” e “que toda mulher nasceu pra ser mãe”. Porém, na verdade a mulher não NASCE mãe ela se TORNA mãe (tem um texto lá na nossa fanpage falando sobre isso). Mas e em relação aos homens, como é isso? Eles nascem ou se tornam pais?

Bom, ao contrário do que acontece com as mulheres não é muito comum vermos meninos brincando de bonecas nem ganhando panelinhas, ou seja, não há tanto “incentivo” para que eles sejam pais e ajudem nas tarefas domésticas, mas isso também está mudando aos poucos. O homem também não nasce pai, não nasce sabendo como exercer essa função, como cuidar de uma criança, nem como educar um filho, ele também se TORNA pai e é sobre isso que vamos falar hoje.

A mulher a partir do momento que engravida já passa a vivenciar uma relação com o bebê, já sente em seu próprio corpo os prazeres e desprazeres da maternidade, enquanto que para o pai isso é um pouco diferente. Mesmo o pai sendo super presente e participativo, ele acaba entrando nesta relação depois. Quando falamos sobre o pai, falamos desta função paterna que nos leva a questão, afinal o que é ser pai?

Ser pai não é simplesmente promover o sustento da casa e dos filhos ou pagar uma pensão, isso seria ser provedor. Ser pai também não é mandar mensagens em aniversários e datas comemorativas, nem dar presentes ou ESTAR presente, ser pai consiste em SER presente. É a partir do dia-a-dia, do cotidiano, desta relação com a figura materna e com o filho que surge o pai.

O pai é aquele introduz uma separação na relação mãe/bebê. Entretanto, essa função paterna só é possível quando a mãe dá um lugar a este ‘homem’, quando ela dá importância a sua palavra, a sua presença. Vemos assim, que é a figura materna que reconhece o pai, que o inaugura nesta posição, pois é o desejo da mãe que o legitima para seus filhos, é ‘ela’ quem dá as primeiras cartas no sentido de transmitir ou não a palavra do pai. O pai só passa a existir quando a mãe diz: “este é teu filho!” ou “você vai ser pai!”. Ele se torna pai quando é de alguma forma convocado a assumir este lugar, quando é dado a ele a possibilidade de assumir este papel e ser presente na relação, e principalmente quando há espaço em seu próprio desejo para ocupar este lugar. Por isso é possível vermos homens que possuem filhos, inclusive filhos biológicos com comprovação na justiça e determinações de pensão pelo juiz, mas que nunca se tornaram pais, porque de alguma forma não foi possível para eles assumirem este lugar de pai.

sonhoanalitico

“Agindo Deus, quem impedirá?” Is 43:13

Dia do Trabalhador

Clique para ampliar

Kombucha da Si – Clique Vídeo

JR Martelinho de Ouro

André Quiroga

Festa do Milho

Pedal de São Benedito

Jornal Edição de Notícias

Resumo de Notícias Mensal

× Anuncie no site
%d blogueiros gostam disto: