Arapongas

Sabáudia promove evento sobre saúde para mulheres

Compartilhe no WhatsApp

Com palestras que abordaram a saúde da mulher, sorteio de brindes e exposição fotográfica, o evento reuniu 160 mulheres de vários segmentos.

Com a Casa da Cultura lotada, a Prefeitura de Sabáudia e o Sicredi, instituição financeira cooperativa – agência local, promoveram um descontraído evento para homenagear as mulheres do município, na noite do dia 08 de Março, data em que é celebrada o Dia Internacional da Mulher.

O prefeito Edson Hugo Manueira e sua esposa, Vânia Aparecida Pereira Benelli, o gerente da Agência do Sicredi, Roberto Carlos Peter e sua esposa Solange de Godói Peter, o gerente de desenvolvimento de produtos, Anderson Nicola, a vereadora Vera Lúcia Pereira Mendes, a Secretária interina da Secretaria Municipal da Ação Social, Jeisiely Pereira Lima, entre outras autoridades e convidados prestigiaram o evento. O gerente Roberto Peter fez a abertura e em seguida, o prefeito Hugo Manueira e a primeira-dama fizeram suas homenagens.

Conforme Hugo, a data simboliza uma série de reivindicações e conquistas dos direitos das mulheres, tendo sua grande importância e que merece ser comemorada graças às conquistas sociais, políticas e econômicas ao longo dos anos em diversos países.

Para o gerente Roberto Peter, a qualidade e assistência na saúde é um fator essencial para a qualidade de vida da mulher. Neste ano, o Sicredi enfatizou os benefícios do Seguro para a saúde da mulher oferecidos pela cooperativa de créditos, enfocando o câncer feminino. “O câncer é uma doença que muitas vezes chega sem avisar afetando a vida emocional, familiar e financeira da mulher, por isso nossa preocupação e cuidado em oferecer um seguro que as auxiliem em casos de necessidade”, enfatizou.

A Secretaria Municipal da Saúde e a Secretaria Municipal de Ação Social estavam envolvidas no evento através das palestrantes do PSF e do CRAS. A enfermeira do Programa Saúde da Família, Keliani de Aguiar Luz Mattosinho proferiu uma produtiva palestra sobre a prevenção e controle do câncer do colo de útero e de mama. Em seguida, a psicóloga Daniela Gabardi falou sobre a saúde emocional da mulher no momento da doença e como superar as dificuldades de sensibilidade na  fase de tratamento.

EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA

Completando o evento, as participantes puderam apreciar uma exposição com fotos de quatro mulheres sabaudienses que foram acometidas com o câncer de mama e de útero. As imagens ampliadas e expostas em painéis foram realizadas pela fotógrafa e jornalista da Prefeitura de Sabáudia, Maria do Carmo Vieira. Segundo ela “as fotografias simbolizam a força das mulheres que têm ou já tiveram câncer em várias idades e mostram a beleza, a alegria de viver, a cura, a vaidade feminina e os vários momentos de suas vidas como a maternidade, vida pessoal, profissional e a maturidade de casa uma delas”, completa. As fotografias ficarão expostas no hall de entrada do Paço Municipal de Sabáudia por alguns dias para que possam ser apreciadas por mais tempo.

Foram fotografadas a servidora pública, Lucilene Coatti, 39 anos, que teve câncer de mama aos 35 anos  de idade e está curada. A servidora municipal Luciana Raguso, 49 anos, que está em tratamento contra o câncer de útero há um ano e está vencendo a batalha contra a doença. A dona de casa, Sueli Ferreira Martins Giaqueto, 38 anos,  moradora da Vila Vitória, na zona rural, teve câncer de mama aos 34 anos e está curada. E a dona Lídia Mendes, 77 anos que teve câncer de mama com 49 anos. Ela fez mastectomia em uma das mamas e está curada.

As modelos fotografadas foram convidadas a subir ao palco e receberam rosas da primeira-dama Vânia Manueira e fora muito aplaudidas pela plateia. Em seguida todas as mulheres presentes também receberam uma rosa pelo seu dia. O evento ainda contou com uma apresentação musical feita pela funcionária do Sicredi, Mariana Romano, além do sorteio de brindes e um saboroso coquetel.

“Agindo Deus, quem impedirá?” Is 43:13

Clique para ampliar

Feliz Páscoa

Kombucha da Si – Clique Vídeo

JR Martelinho de Ouro

André Quiroga

Festa do Milho

Jornal Edição de Notícias

Resumo de Notícias Mensal

× Anuncie no site
%d blogueiros gostam disto: