Ivaiporã

Agricultores temem novos ataques de onça em Ivaiporã; felino teria matado bezerro

tn_f1b11e3644_onca666666666666666666666666666666

Alguns agricultores estão em alerta na região do Bairro Sabugueiro, na zona rural do município de Ivaiporã (no Vale do Ivaí, norte do Paraná). O motivo é que uma onça parda (suçuarana) teria atacado e matado um bezerro no Sítio Solar Joana, de propriedade de Tiago de Vicente. No pasto, foram encontrados os restos do bezerro, sobrando apenas as duas patas traseiras e muito sangue. A carne foi consumida pelo felino.

“O animal atacou aqui na propriedade e matou um bezerro no dia 11, consumindo cerca de 70% da carne. O garrote estava na mangueira onde eu tiro o leite das vacas e no dia 12 de junho à noite, a onça atacou de novo as vacas de um pasto que fica abaixo da referida mangueira, mais perto do mato, e fotografei as marcas das patas do bicho”, relatou o produtor rural.
Após conversar com mais moradores da localidade, Tiago de Vicente chegou à conclusão que seja uma onça suçuarana, considerado o maior felídeo neotropical, menor apenas que a onça-pintada. Trata-se de um animal solitário, terrestre e que se alimenta de roedores até mamíferos de grande porte (capivaras, bezerros, veados, catetos, aves e répteis).

Presença recorrente
De acordo com a Polícia Ambiental, a presença de suçuaranas em municípios da região tem sido recorrente, inclusive duas já foram capturadas no perímetro urbano de Apucarana. O animal não costuma atacar seres humanos, mas é comum fazer investidas contra animais de porte maior, como bovinos.