Arapongas

Prefeitura inicia curso de formação de agentes comunitários de endemias

Compartilhe no WhatsApp

A Secretaria Municipal de Saúde, realizou na tarde de hoje(26), no auditório do Paço Municipal, a aula inaugural do Curso de Formação dos Agentes Comunitários de Endemias(ACE), além da entrega dos novos materiais necessários para execução dos serviços em campo, entre eles, uniformes, bolsas e crachás.

Conforme informações do setor, 26 agentes participarão do curso, custeado pelo Sistema único de Saúde(SUS),com duração de aproximadamente seis meses, no total de 400 horas.” Iniciamos tal curso, que é uma proposta do Centro Formador de Recursos Humanos “Caetano Munhoz Rocha”, a fim de capacitar estes profissionais que exercem um papel fundamental no controle e combate ao aedes aegypti.”, explica a enfermeira Aline Góes, que ministrará o curso juntamente com a enferemeira, Cibelle Michelan.

Durante a oportunidade, o coordenador do controle de endemias, Valdecir Pardini, apresentou também um relatário das ações executadas pelo departamento.

Os números mostram que entre 2017 e primeiro semestre de 2018 um caso de dengue foi adquirido dentro do município e 01 caso importado, total de duas confirmações da doença, sendo realizados neste período 215 notificações,nenhum óbito e nenhum caso de zica ou chikungunya foram registrados.”, explica.

Entre os anos de 2014 e 2015 ao todo 318 casos de dengue foram confimados, sendo registrados 1211 notificações. Os dados de 2015 e 2016 apontam o total de 84 casos de dengue e 815 notificações. Com isso, os atuais números mostram uma grande queda dos casos confirmados.

” Temos registrados números positivos, através de uma forte atuação de campo, intensificando atividades de conscientização por toda a cidade, além de levar informações para a população. Juntos podemos combater a profileração do mosquito causador da dengue, zica e chikungunya.”, ressalta Pardini.

O Prefeito Sergio Onofre, aproveitou para dar boas vindas aos agentes em formação.” Espero que todos tenham um curso proveitoso, e permaneçam a contribuir com a nossa cidade.”, disse.

Participaram também do evento, o Secretário de Saúde, Moacir Paludetto Jr, diretora da 16ª Regional de Saúde, Marcia Krempel, secretarios e vereadores municipais.

Após a aula inaugural, os Agentes Comunitários de Endemias, terão a primeira aula oficial do Curso, amanhã(27), às 8:00h, no Instituto Federal do Paraná, Polo Arapongas.

“Agindo Deus, quem impedirá?” Is 43:13

Dia do Trabalhador

Clique para ampliar

Kombucha da Si – Clique Vídeo

JR Martelinho de Ouro

André Quiroga

Festa do Milho

Pedal de São Benedito

Jornal Edição de Notícias

Resumo de Notícias Mensal

× Anuncie no site
%d blogueiros gostam disto: