Apucarana

Prefeitura de Apucarana entrega asfalto e iluminação da Rua José Beltoni

Compartilhe no WhatsApp

A Prefeitura de Apucarana entrega amanhã (08/04), em evento às 19 horas, a instalação do sistema de iluminação pública na Rua José Beltoni, que faz a ligação entre os jardins Marissol e Casa Grande. A benfeitoria complementa investimentos de urbanização também promovidos pelo município, que recentemente viabilizou a drenagem, construção de meio-fio, calçada e pavimentação do trecho, com investimentos na ordem de R$ 578 mil em recursos próprios.

O prefeito Beto Preto informa que a iluminação da rua também era um compromisso com a comunidade e está dentro do pacote de R$ 4,6 milhões contratado para a substituição de cerca 5 mil luminárias vapor de mercúrio por novas mais modernas, resistentes ao vandalismo e que oferecem maior luminosidade. “Agora os moradores terão além do conforto do asfalto de qualidade, uma iluminação para garantir maior segurança”, frisa. Beto salienta que as obras atendem as pessoas no seu direito de ir e vir. “Hoje os moradores têm uma opção mais rápida de acesso ao centro e a outros bairros vizinhos, podendo se deslocar para o trabalho, para a escola, creche, posto de saúde, sem a necessidade de dar uma grande volta para isto”, lembra o prefeito.

O engenheiro eletricista Lafayete dos Santos Luz, superintendente do Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento de Apucarana (Idepplan), conta que a instalação do sistema de iluminação da via demandou planejamento diferenciado. “Poucos sabem, mas pela Rua José Beltoni passa um ramal alimentador de energia da cidade de Califórnia. Existiam seis postes distantes um do outro apenas para sustentar o ramal, por isto primeiro instalamos cinco novos postes, intercalados aos já existentes para diminuir distâncias, e posterior colocação da rede de baixa tensão e luminárias. Por ser ramal alimentador, onde passam duas redes de alta tensão, também tivermos que planejar todo este serviço, para não prejudicar os consumidores da cidade vizinha”, relata Lafayete. De acordo com ele, o sistema será concluído e ativado ainda hoje. “A via finalmente terá uma iluminação padrão, com lâmpadas vapor metálico de 250 watts, transformando-se verdadeiramente em um caminho novo”, destacou o superintendente.

O trabalho de substituição de luminárias e expansão da rede é realizado por empresa terceirizada mediante licitação. As ações tiveram início semana passada pelo Núcleo Habitacional Marcos Freire e já contemplaram também o Núcleo Mathias Hoffmann, Parque das Indústrias, Núcleo Djalma Mendes e tiveram início no Núcleo Dom Romeu Alberti. “Nesta semana também executamos serviços na Rua Rafael Sorpile, em trecho entre o Núcleo Dom Romeu e Rua Jaime Broietti, e semana que vem vamos iniciar troca de luminárias no Núcleo Sanches dos Santos”, informa Lafayete dos Santos Luz, superintendente do Idepplan. A nova iluminação no entorno do Parque Jaboti, junto à nova pista de caminhada, também está inclusa neste pacote e deve ser instalada nas próximas semanas.

O pacote de serviços, autorizado pelo prefeito Beto Preto, equivale ao número de pontos existentes em uma cidade de 40 mil habitantes. A prioridade será para todos os pontos que ainda possuem luminárias vapor de mercúrio, que desde o ano de 2002 estão proibidas de serem instaladas.

 

“Agindo Deus, quem impedirá?” Is 43:13

Clique para ampliar

Feliz Páscoa

Kombucha da Si – Clique Vídeo

JR Martelinho de Ouro

André Quiroga

Festa do Milho

Jornal Edição de Notícias

Resumo de Notícias Mensal

× Anuncie no site
%d blogueiros gostam disto: