Sonho Analítico

Por que tanta resistência para fazer terapia??

Compartilhe no WhatsApp

Uma médica que erra uma cirurgia, uma jogador que nos pênaltis erra o gol, um estudante que erra na prova a questão que mais tinha estudado. Essas e tantas outras questões dizem da subjetividade e da intimidade de cada um, e  junto com ela vem os erros que tem um motivo inconsciente pra isso.

No entanto, o que mais vemos por ai, são pessoas que não admitem a necessidade da terapia, evitar seu inicio sempre foi algo bem comum, mesmo sabendo da necessidade. Ainda existe um preconceito, principalmente por homens e pessoas mais velhas.  Percebemos que a mulher é mais voltada para as questões subjetivas, como os afetos e emoções. Os homens são mais duros e pragmáticos, além de serem um pouco mais orgulhosos . Não podemos generalizar, mas é o que mais percebemos na clínica.

Essa resistência para buscar terapia, podemos dizer que se dá de uma forma inconsciente, uma defesa para não se haver com a própria responsabilidade, pois culpar o chefe, o esposo, o irmão muitas vezes é uma tarefa mais fácil e menos dolorosa do que enfrentar as próprias questões.

Normalmente o sujeito vai atrás do tratamento quando o problema estoura, as pessoas demoram a procurar a terapia porque iniciar um processo requer comprometimento e desacomodar-se não é tão fácil.

No entanto, por mais que seja difícil mexer em certas questões consideradas adormecidas, os profissionais qualificados estão aí para oferecer a escuta acolhedora e sem julgamentos, nada pode substituir a escuta de um psicólogo. As vezes é melhor sentar e falar sobre suas questões, do que passar uma vida se queixando do que não da certo e se incomodando com questões dos outros.

Afinal, errar uma cirurgia, uma questão da prova, vacilar no gol bem no pênalti, não são situações que acontecem ao acaso, os erros muitas vezes falam bem mais do sujeito do que os acertos.

sonhoanalitico

“Agindo Deus, quem impedirá?” Is 43:13

Dia do Trabalhador

Clique para ampliar

Kombucha da Si – Clique Vídeo

JR Martelinho de Ouro

André Quiroga

Festa do Milho

Pedal de São Benedito

Jornal Edição de Notícias

Resumo de Notícias Mensal

× Anuncie no site
%d blogueiros gostam disto: