Notícias Geral

TRE-PR quer eleições completamente biométricas no Paraná em 2018

lg-5133a8c2-4d7c-4ecb-952f-cd97c4d2e320

As eleições de 2018 no Paraná devem contar com 100% dos eleitores com identificação biométrica. Esta é a meta do presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), desembargador Adalberto Jorge Xisto Pereira.

“Pretendemos fechar o estado, que será o único de grande porte a ter as eleições do ano que vem completamente biometrizadas”, avalia o desembargador. Atualmente, pouco mais da metade do eleitorado cadastrou suas digitais, ou seja 54% dos eleitores paranaenses.

No dia 3 de abril será lançado o projeto de expansão da revisão do eleitorado com identificação biométrica em Umuarama. A partir de então outros 159 municípios serão contemplados, entre abril deste ano até março de 2018. A meta inicial é atingir um mínimo de 85% do eleitorado estadual revisado pelo sistema biométrico, aproximadamente 2,1 milhões de eleitores.

“Com a biometria não há possibilidade de ocorrer fraude, ou seja, um eleitor votar pelo outro. Esse é o principal item: a segurança. Também temos celeridade na hora da votação”, complementou o presidente do TRE-PR.

A lista completa dos municípios que passarão por revisão biométrica estará disponível no site do TRE-PR www.tre-pr.jus.br a partir da próxima quinta-feira (30).