Apucarana

Mulheres de Apucarana aderem ao movimento mundial em prol de direitos e igualdade

Compartilhe no WhatsApp

Nesta quarta-feira (08/03), Dia Internacional da Mulher, a Prefeitura de Apucarana, através da Secretaria da Mulher e Assuntos da Família, e o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Apucarana, convidam a sociedade a participar da parada “8M, Desafios pelos Direitos da Mulher”, uma ação mundial idealizada pela “Parada Internacional de Mulheres”, que conta com a participação de pessoas de vários países que articulam ações de combate à violência social, legal, política, moral e verbal ainda experimentada pelas mulheres.

A ideia da “Parada 8M”, segundo a organização local, é promover ações ou pequenos atos que dêem significado real ao Dia 8 de março. “Convidamos as mulheres apucaranenses e todos os que as apóiam o dia internacional a interromperem todas as suas atividades por algum tempo nesta quarta-feira. Durante a pausa, realizem uma ação especial para a “Parada *M”, registrando em fotos ou vídeos, posteriormente compartilhando nas redes sociais, mídias alternativas e enviando aos meios de comunicação”, diz Denise Canesin Moisés Machado, secretária da Mulher e Assuntos da Família de Apucarana.

A intenção é dar maior visibilidade às necessidades e aspirações da mulher, onde ainda existem casos de desigualdade, violência, racismo, exploração sexual, homofobia, etc. A organização local frisa ainda que outra meta da parada é discutir o papel da mulher na sociedade atual, mobilizando a sociedade contra o preconceito e a desvalorização da mulher.

Entre as sugestões para a “Parada 8M”, estão a colocação de pano da cor lilás nos carros, residências e empresas, panfletagens, pedidos de músicas que valorizam a mulher nas rádios da cidade, “twitaço” a partir das 12h30 com as hashtags #8M #8Mbrasil #paradabrasileirademulheres #euparo, colocação do símbolo do movimento nos perfis em redes sociais, mobilização nos locais de trabalho, doação de sangue, atividades esportivas e culturais, fóruns e debates em instituições de ensino, entre outras ações. “Além de serem postados e compartilhados, os registros deverão também ser encaminhados para o email [email protected] para que tanto a prefeitura quanto o conselho municipal possam organizar a divulgação das ações”, orienta a secretaria Denise. Mais detalhes podem ser obtidos pelos telefones 3422-4479 e 0800-6454479.

Para saber mais – No Brasil, a “Parada 8M” conta com aspectos específicos na pauta de reivindicações. Mulheres também se reunirão contra a reforma da Previdência Social proposta pelo Governo Federal que, segundo o movimento, acaba com o direito garantido às mulheres de se aposentarem antes sem levar em consideração a dupla jornada de trabalho das mulheres. As ameaças aos direitos previdenciários das mulheres, a luta contra o desemprego, além de pautas históricas do movimento feminista, como o fim da violência de gênero e o direito ao próprio corpo também farão parte da mobilização do dia 8 de março.

O que é – A Parada Internacional de Mulheres é um movimento formado por mulheres de diferentes partes do mundo. Foi inspirado na Islândia, Polônia e na Argentina e criado nas últimas semanas de outubro de 2016 por mulheres de vários países, como resposta a atual violência social, legal, política, moral e verbal experimentada pelas mulheres atuais. O movimento aponta que as condições de vida das mulheres, especialmente das mulheres ​negras, trabalhadoras, desempregadas, imigrantes, não são as mesmas da grande maioria dos homens. Pesquisas demonstram que, em outras variantes, na grande parte das sociedades, homens ainda possuem mais direitos do que as mulheres.

“Agindo Deus, quem impedirá?” Is 43:13

Dia do Trabalhador

Clique para ampliar

Kombucha da Si – Clique Vídeo

JR Martelinho de Ouro

André Quiroga

Clique para ouvir

Festa do Milho

Pedal de São Benedito

Jornal Edição de Notícias

Resumo de Notícias Mensal

× Anuncie no site
%d blogueiros gostam disto: