Colunistas Débora Palka

Mosaicos – Um toque de sentimento e vida à sua casa.

Compartilhe no WhatsApp

Produzida com técnica e sensibilidade, arte milenar consegue valorizar a estética de ambientes de maneira única.

Você já viu aquelas imagens formadas por pedrinhas coloridas que geralmente adornam a numeração de residências? Lindas, não é mesmo? Esse trabalho, na verdade, é uma arte milenar chamada Mosaico. Se produzidas com técnica e sensibilidade, as obras podem dar um toque de sentimento e vida à decoração de seu imóvel.

O mosaico é formado por peças recortadas e agrupadas sobre uma superfície. Essas peças (pequenos fragmentos de pedras) denominam-se “tesselas”.  O tipo de corte de tesselas mais utilizado atualmente é feito por uma ferramenta chamada torquês. Após cortadas, as peças são coladas próximas umas às outras sobre uma superfície, produzindo determinado efeito visual, como um desenho ou imagem.

Porém, para que a estética do ambiente que emprega o mosaico seja realmente valorizada, é necessário dominar algumas técnicas de produção.  Antes de colocar a “mão na massa”, o profissional realiza um estudo geométrico minucioso, que envolve círculos, quadrados, formas curvas, entre outros.  Depois disso, ainda é feito um estudo das cores para, só então, se chegar aos esboços que darão uma ideia de como ficará a obra.

Nas fotos deste artigo, há exemplos de números residenciais em que foram utilizadas pastilhas coloridas de resina. Para fazer o miolo das flores da primeira imagem, foram usadas pedras coloridas de vidro. Ao fundo, foram colocados, além das pastilhas brancas em resina, cacos de espelho para dar brilho quando em contato com a luz do sol.

Além dos números residenciais, os mosaicos também se aplicam, por exemplo, a mesas e quadros. As peças podem ser feitas de diversos materiais, embora o mais comum seja a pastilha de vidro, que é fácil de manusear, podendo ser utilizada inteira ou em pedaços. Também podem ser utilizados outros materiais como pastilhas de porcelana, de resina, além de azulejos, espelho, gemas de vidro, apliques de cerâmicas e pedras, pedrarias em geral.

O mosaico traz consigo um pouco do sentimento do mosaicista e muito de sua personalidade. O corte das tesselas é feito artesanalmente em um dado momento e de tal forma que repeti-lo se torna impossível. Por esta razão, cada mosaico é exclusivo e único.

“Agindo Deus, quem impedirá?” Is 43:13

Clique para ampliar

Feliz Páscoa

Kombucha da Si – Clique Vídeo

JR Martelinho de Ouro

André Quiroga

Festa do Milho

Jornal Edição de Notícias

Resumo de Notícias Mensal

× Anuncie no site
%d blogueiros gostam disto: