Joyce Barros

Meditação (Parte II)

Compartilhe no WhatsApp

Nesta edição retomo o assunto meditação. Para quem não leu a primeira parte, nela, busquei explicar o termo meditação, desmistificando a prática, além de expor os benefícios que podem ser trazidos às pessoas. Hoje por sua vez, vou focar nas contraindicações, os tipos de meditação e nas perguntas frequentes que envolvem o tema.
Vamos lá?
meditação 2Primeiramente, a prática da meditação não costuma restringir seus interessados. Contudo, algumas contraindicações devem ser levadas em consideração:
– Quadros de desordens internas ou mentais: como a esquizofrenia, fobias, bipolaridade e o TOC, por exemplo;
– Em estados emocionais consideráveis: momentos críticos, abalos emocionais e/ou emergências espirituais;
– Indivíduos com dificuldade de lidar com o mundo material: lidar com suas obrigações familiares e sociais, apresentam necessidade de  fuga,
– Pessoas com vícios;
meditação 3Já no que se refere aos tipos de meditação, torna-se possível infinitas variações, mas todas elas seguirão a partir de duas formas básicas:
– A meditação livre: caracteriza-se por não ser conduzida por nenhum instrutor do início ao fim. Neste formato, a pessoa que medita senta-se e deixa que os pensamentos fluam e tomem seu ritmo naturalmente.
– A meditação dirigida: contrário do outro formato, neste aqui, a meditação é conduzida por alguém do início ao fim, ou ainda, por meio de fita gravada com a voz do instrutor ou até a gravação com a voz do próprio mediante.

meditação 4A partir destas duas variações, os segmentos de meditação se ramificam e surgiram diversas possibilidades. Cabe a cada interessado encontrar o que melhor se encaixa com sua visão e estilo. Entre os recursos extras da prática meditativa está a inclusão de músicas suaves (sons se água, sinos, animais, vento) ou então o próprio silêncio. É possível incluir também, aromas, cores e mantras, por exemplo.
meditação 5CURIOSIDADES:
* Pessoas mais sensíveis, se colocadas desde o início a meditar por longo período, podem ter alucinações – o mais freqüente é a pessoa ver luzes, auras, e às vezes figuras em movimento. Por isso, elas devem ser ensinadas a entrar e a sair do estado meditativo lentamente, não de forma brusca, e começar com períodos curtos, aumentando depois com a prática, pois podem mergulhar em um estado de transe mais profundo, próximo da auto-hipnose.
* Toda meditação por si mesma é benéfica, e o praticante não deve ser induzido a entrar em uma nova religião, principalmente se não for essa sua vontade, em troca de aprender como meditar.
* Para aprender, é preciso também que a pessoa se esvazie de seu sistema de crenças, como um copo que, para ser enchido, precisa antes estar vazio, caso contrário ela não aprenderá nada.
meditação 6* O cuidado na escolha de um instrutor é essencial, pois este pode conduzir a pessoa a um ponto importante de seu autoconhecimento, do controle de sua mente-corpo, ou a lugar nenhum.
* As pessoas que meditam devem ser incentivadas a serem produtivas na sua vida diária, fazendo tarefas de rotina, para que não se isolem de seu quotidiano, pois as sensações obtidas na meditação são muito atraentes.
* Com a assimilação da meditação diariamente na vida, o quinto estado da consciência, chamado consciência cósmica, desperta. Consciência cósmica é perceber que todo o cosmos é parte de você mesmo. Ao perceber que o mundo é parte de você, o amor flui livremente. Este amor lhe faz forte para suportar as forças opostas e os distúrbios em sua vida.
* Pessoas de todos os contextos sociais estão gratas por poder parar e aproveitar o frescor de poucos minutos de meditação. Mergulham fundo dentro si mesmas e enriquecem suas vidas.
meditação 7Em Apucarana, na Angel’s Espaço Esotérico, é possível encontrar os artigos que complementam sua prática meditativa: aromas, CDs, cromoterapia, incensos e velas aromatizantes, criando um ambiente auspicioso e aconchegante para que a prática seja ainda mais significativa. A loja localiza-se na Rua Osório Ribas de Paula, 410, sala 1. Tel: (43) 3422-2134.

Experimente!!!

Os artigos assinados são de responsabilidade dos colunistas.

“Agindo Deus, quem impedirá?” Is 43:13

Dia do Trabalhador

Clique para ampliar

Kombucha da Si – Clique Vídeo

JR Martelinho de Ouro

André Quiroga

Festa do Milho

Pedal de São Benedito

Jornal Edição de Notícias

Resumo de Notícias Mensal

× Anuncie no site
%d blogueiros gostam disto: