Israel Junior

Iluminação

Compartilhe no WhatsApp

Todo mundo quer uma casa que seja aconchegante, elegante e que os detalhes na decoração dos ambientes garantam, além da beleza, a personalidade dos moradores.

Mas é através de uma iluminação bem pensada que formas e objetos são destacados ou escondidos e também dirigem nossa atenção para os detalhes e para o que queremos mostrar em nossa casa.

Importante em um ambiente é sempre que planejar a decoração de interiores levar em consideração o projeto de iluminação, pois se não for feita de uma forma harmônica e funcional pode comprometer todo o décor do espaço.

Distribuindo a luz pelos pontos mais importantes do ambiente, você consegue deixar tudo mais funcional e melhorar o uso que as pessoas da casa fazem daquele espaço. Um exemplo: não é ruim uma sala de jantar mal iluminada, em que as pessoas mal conseguem enxergar a comida no prato? Ou então uma poltrona de leitura sem uma boa luminária ao lado? E para mudar a distribuição dos pontos de luz pelos cômodos da sua casa, caso não queira uma reforma: luminárias, arandelas e abajures podem ajudar bastante!

Para garantir que consiga a melhor iluminação possível e até os melhores efeitos, alguns pontos que não podem deixar de ser levados em conta:

  • – Luz Natural, sempre que possível dê máxima atenção, nada como a luz do sol para enriquecer um ambiente. Além de ser imprescindível para o ser humano é também sustentável pois ajuda na economia de energia!

ilumina01

  • – Luz Artificial, deve ser projetada para que supra a necessidade de cada ambiente, com o tipo de luminária mais adequado, bem como o tipo de lâmpada.

ilumina02

  • – Há diferentes tipos de iluminação que podem ser atingidos de acordo com o tipo de luminária usada. As mais comuns são:
  • A iluminação direta, onde a luz é direcionada para um plano, uma superfície, seja uma mesa de estudo, balcão de cozinha etc. Pode ser feita através de spots ou até pendentes.
  • A iluminação indireta, onde a luz é direcionada para o teto ou paredes e é refletida para o restante do ambiente, ou seja, algo mais suave, geralmente feito através de sancas e canaletas. Muito usada em salas de estar, de televisão e quartos.
  • E também a iluminação difusa, que é a mais comum, vinda diretamente do teto através de luminárias (embutidas ou não) e não causa sombra no ambiente o deixando iluminado por completo.
  • – Existem diversos tipos de lâmpadas e hoje as mais usadas para interiores de residências são:
  • Incandescente comum: Emite luz amarelada e quente, reproduz as cores com total fidelidade, porém consome muita energia e dura bem pouco
  • Halógena:incandescente de bulbo menor, com gás halógeno que melhora seu desempenho e durabilidade,luz amarela e quente, e reproduz bem as cores, ótima para destacar objetos e quadros na parede.
  • Led: consomem menos energia, comparadas com outros tipos de lâmpadas, e ainda não emitem muito calor, vida útil é bem maior, varias tonalidades de cores de luz.

Também fique atento ao tipo de luz emitida, se mais amarelada ou mais branca. Geralmente locais de estudo ou de trabalho requer uma luz de cor mais branca, ou seja, uma lâmpada neutra ou fria. Já em ambientes em que se quer mais aconchego, a luz mais amarelada, chamada de quente, pode ser mais agradável.

Se você está planejando decorar um ambiente por conta própria, saiba que a iluminação correta pode ajudar muito e é sempre útil saber mais sobre o tema!

Veja algumas imagens de tipos de iluminação:

ilumia03Iluminação de destaque nos quadros, nichos – Halogenas

Iluminaçao funcional na bancada – Pendentes com Led

Projeto – Escritório espaço e casa – Showroom

ilumina04Iluminação de destaque em mobiliário – Fita Led

Luminária de mesa – área de trabalho

Projeto – Escritório espaço e casa – Showroom Todeschini

ilumina05Iluminação Geral– Lâmpadas Halogenas

Iluminação Mesa Reuniao – Pendentes Led

Projeto – Escritório espaço e casa – Stand Belo

ilumina07Projeto Iluminação – Escritório espaço e casa –  Apartamento Venezia –

ilumina08Israel Junior – Designer de Interiores
ESCRITÓRIO ESPAÇO & CASA ARQUITETURA E INTERIORES
Rua Condor, 136 Centro Arapongas PR. Fone (43) 3276–5518
Facebook.com/espacoecasa

Os artigos assinados são de responsabilidade dos colunistas.

 

 

“Agindo Deus, quem impedirá?” Is 43:13

Clique para ampliar

Feliz Páscoa

Kombucha da Si – Clique Vídeo

JR Martelinho de Ouro

André Quiroga

Festa do Milho

Jornal Edição de Notícias

Resumo de Notícias Mensal

× Anuncie no site
%d blogueiros gostam disto: