Apucarana

Gestores do Território do Vale do Ivaí são contra divisão geográfica da região

Compartilhe no WhatsApp

Integrantes do Grupo Gestor do Território Vale do Ivaí estiveram em audiência com o prefeito de Apucarana e presidente da Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi), Beto Preto. A coordenadora do grupo gestor do território, Lúcia Helena Sokoloski, da Emater (Ivaiporã), solicitou em nome de todos os membros que seja mantido um território único na região do Vale do Ivaí.

Lúcia assinala ainda que a mobilização pela criação do Território do Vale do Ivaí começou em 2004 e que em 2009 o estatuto social foi apresentado por diversos profissionais da Univale, Senac, Sebrae, Sepl, Acavi, Prefeitura de Ivaiporã, e Prefeitura de Lidianópolis, bem como o organograma funcional, que permitiu o desenvolvimento de ações específicas junto aos órgãos ministeriais.

“Podem até haver divergências políticas, mas o território não se divide geograficamente, pois temos uma história e muitas metas a serem cumpridas, com foco no desenvolvimento regional”, enfatiza Cristóvon Vieira Ripol, gerente regional da Emater e ex-prefeito de Pitangueiras.

O chefe do Núcleo Regional da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (SEAB), de Apucarana, Mário Bezerra Guimarães, que é um dos vices-coordenadores na gestão do Território do Vale do Ivaí, lembra que a instituição é amparada por legislação federal e homologada pelo Governo do Estado, e que vem trabalhando continuamente no Plano Territorial de Desenvolvimento Sustentável. “São vinte e oito municípios, com uma população de 335 mil pessoas, que representam cerca de 3% da população paranaense”, ressalta.

No encontro foi apresentado um relatório sobre as principais ações desenvolvidas nos 28 municípios que integram o território, visando firmar parcerias e integrar as iniciativas junto a Amuvi. Duas novas ações já estão encaminhadas para execução neste ano. Uma delas é a criação de um Centro de Difusão Tecnológica em Fruticultura do Vale do Ivaí. A outra é a realização de cinco cursos de formação de lideranças na região.

O prefeito de Apucarana ressalta que o Território Vale do Ivaí funciona como um indutor de desenvolvimento regional, com reconhecimento oficial do Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável (Condraf). “A nossa contribuição será no sentido de potencializar politicamente tais ações. E mais, faço questão de parabenizar o trabalho do grupo gestor do território, que vem sendo conduzido até de maneira heróica na região”, assinala Beto Preto.

Também participaram da audiência, Lúcia Maia Buzato, secretária do grupo gestor; a vereadora de Apucarana e presidente do Núcleo dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), Márcia Sousa; Ovídio César Barbosa (Emater); Dorival Miguel da Silva (Conseg); e Alex Souza (Corpsan).

Municípios que integram o Território do Vale do Ivaí:

Apucarana, Arapuã, Ariranha do Ivaí, Barbosa Ferraz, Bom Sucesso, Borrazópolis, Califórnia, Cambira, Corumbataí do sul, Cruzmaltina, Faxinal, Godoy Moreira, Grandes Rios, Ivaiporã, Jandaia do Sul, Jardim Alegre, kaloré, Lidianópolis, Lunardelli, Marumbi, Mauá da Serra, Marilândia do Sul, Novo Itacolomi, Rio Bom, Rio Branco do Ivaí, Rosário do Ivaí, São Pedro do Ivaí e São João do Ivaí.

“Agindo Deus, quem impedirá?” Is 43:13

Clique para ampliar

Feliz Páscoa

Kombucha da Si – Clique Vídeo

JR Martelinho de Ouro

André Quiroga

Festa do Milho

Jornal Edição de Notícias

Resumo de Notícias Mensal

× Anuncie no site
%d blogueiros gostam disto: