Colunistas Drª Juliana C Soares

Emagrecer ou Perder peso?

Compartilhe no WhatsApp

Em primeira leitura parece ser a mesma coisa… Ora, “Se eu emagrecer é óbvio que eu estarei perdendo peso”.

Mas não é bem assim. Quando pensamos em emagrecer, pensamos em perder gordura corporal. E quando se pensa em perda de peso, podemos estar perdendo massa muscular e água.

Normalmente quando se perde peso muito rápido, seguindo dietas restritivas como a da sopa, a da linhaça, da lua, e tantas outras, há uma perda de peso devido a perda de líquidos (desincha) e perda de massa muscular e não gordura.

Já quando é feito uma reeducação alimentar, seguindo um plano alimentar personalizado, suprindo as necessidades básicas do corpo, ocorre um EMAGRECIMENTO. 

Essa figura aí em baixo nos traz um exemplo bem legal.

Clipboard01juVamos entender… muito se fala que músculo pesa mais que gordura. Porém, na verdade, eles pesam exatamente igual, 1kg é 1kg. O que muda é o volume que cada um ocupa no corpo. 

Nota-se que gordura é muito mais volumosa. Por isso muitas vezes que iniciamos um controle alimentar e/ou iniciamos uma atividade física, não notamos diferença na balança. Mas notamos nas medidas e roupas, que por perda de gordura e aumento de massa muscular, as roupas ficam mais soltas.

Alimentar-se de forma correta faz com que consigamos emagrecer de forma saudável, ou seja, perdendo gordura corporal. Sendo o esse emagrecimento muito mais duradouro que o emagrecimento rápido e sem controle.

DUAS PALAVRAS IMPORTANTES… Paciência e Persistência! Emagrecer pode não ser fácil, mas vale a pena sempre!!! A cada dia de reeducação alimentar, mais fácil se torna.

Dr. Juliana Soares

Nutricionista clínica funcional e pós graduada em Fitoterapia Clínica

(43)3252-2290

“Agindo Deus, quem impedirá?” Is 43:13

Clique para ampliar

Feliz Páscoa

Kombucha da Si – Clique Vídeo

JR Martelinho de Ouro

André Quiroga

Festa do Milho

Jornal Edição de Notícias

Resumo de Notícias Mensal

× Anuncie no site
%d blogueiros gostam disto: