Arapongas Central Adestramento

Dicas de Central Adestramento — Escola — Acidente com cães, quais são os motivos ?

Compartilhe no WhatsApp

Esse breve resumo têm por finalidade alertar as pessoas para os possíveis motivos que levam alguns cães a se tornarem agressivos .

Tenho observado que o conflito pela falta de conhecimento na área cinotécnica ( manejo, educação, socialização, treinamento etc..), são os principais fatores que potencializam as chances de ocorrer acidente envolvendo agressividade canina.

Com isso as raças ditas como agressivas são as que mais sofrem, porém desvios comportamentais relacionados a agressão pode acontecer com outras raças dependendo do seu temperamento e manejo. Um exemplo disso é o fato de encontrarmos alguns exemplares de raças “tranquilas” com problemas de agressividade.

Comportamentos operantes e respondentes são os responsáveis pela ação do cão ( movimento/comportamento), esses são princípios da psicologia comportamental aplicada que não deve ser deixado de lado durante os ensinamentos ou estaremos fadados ao fracasso no treinamento de nosso cão, ainda existem outros princípios da psicologia que não foram citados porém fazem parte do cotidiano de todo ser vivo.

Em relação aos proprietários, acredito que o fato de não acreditarem no potencial ofensivo de seus cães, humaniza- lós no momento inoportuno e não possuir na maior parte das vezes emocional suficiente para adotar determinadas condutas ,acabam contribuindo de forma involuntária para agravar o problema.

Tomemos como exemplo a restrição de liberdade temporária ou ignorar o cão ( comportamento), isso com o intuito de resolver um problema qualquer por vezes coisas simples como essas são extremamente complicadas para um dono de cão realizar, agora imaginem controlar um cão de 40,50 KG em estado de agressão, lembrando que se a situação chegou a esse ponto a falha foi lá atrás. Também existem os cães que desenvolvem agressão por questões genéticas decorrente de seleção/criação de má qualidade, porém também podem ser controlados quando conduzidos da maneira correta apesar de ser um pouco mais  complicado.

Fica como sugestão a posse responsável que é muito mais do que dar água e comida para o seu cão, conduza o seu cão com responsabilidade utilizando os equipamentos adequados para aquele indivíduo diminuindo assim os riscos de acidentes.

Ao adquirir um animal de estimação consulte sempre um especialista seja qual for seu porte ou raça, consulte sempre um profissional especializado na área comportamental canina.

Em Arapongas e região : Osmair Manchope——- Instrutor responsável.

K-9 EU

AUTODDOR OFC

“Agindo Deus, quem impedirá?” Is 43:13

Dia do Trabalhador

Clique para ampliar

Kombucha da Si – Clique Vídeo

JR Martelinho de Ouro

André Quiroga

Clique para ouvir

Festa do Milho

Jornal Edição de Notícias

Resumo de Notícias Mensal

× Anuncie no site
%d blogueiros gostam disto: