Sonho Analítico

Alimentação

alimentacao

Olá leitores e leitoras,

Hoje em dia fala-se muito em sobre a importância de ter uma alimentação melhor, ter um estilo de vida mais saudável, vemos diariamente nas redes sociais diversos posts falando sobre como perder peso rapidamente e sem esforço, mas você já se perguntou qual é a SUA relação com a comida?

Pois é, a questão alimentar não está relacionada apenas com os alimentos que você ingere, com suas calorias e valor nutricional. Claro que tudo isso é muito importante, mas há outro fator que interfere não só no seu peso, mas na sua saúde como um todo: o emocional.

A comida traz consigo um sentimento, há uma emoção atrás dela, nós temos memórias ligadas a comida, por exemplo, a lasanha nos lembra do almoço de domingo feito pela vovó, um brigadeiro nos remete a uma festa de criança. Quando pensamos em comer, pensamos também no que ela representa pra nós, se estamos feliz comemos para celebrar, se estamos tristes comemos para nos animar, se saímos com os amigos comemos para nos divertir e por aí vai…

Por trás de cada um de nossos atos, tem nossa subjetividade que são nossas vivências, nossas memórias, nossa história de vida, por isso não adianta apenas querer perder peso, é preciso entender os aspectos que envolvem esse ato de comer, além de pensar no que ingerimos, é preciso pensar qual é a nossa relação com a comida e o que ela simboliza pra nós.

sonhoanalitico