Prof. Cláudio Silva

Por um olhar equilibrado – – crônica do Professor Cláudio Silva

olhar

Uma nova semana está começando. O poeta e filósofo romano Horácio dizia que “ Quem começou bem, tem metade da obra executada.” Porque um bom começo é parte significativa da conquista. E a disposição pessoal é fundamental frente aos desafios.

O contexto, principalmente aquele veiculado pelos canais de comunicação, é sempre pintado de cores sombrias. As notícias no mais das vezes são alarmantes e desanimadoras, e podem contagiar negativamente. Segundo a Organização Mundial da Saúde ( OMS), na última década o número de pessoas com depressão no mundo cresceu 18,4%. No Brasil este problema afeta 11,5 milhões de pessoas, ou 5,8% da população, o maior índice das Américas, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. Igualmente, crescem os casos de pessoas com transtornos de ansiedade, quesito em que o Brasil é recordista mundial, com 18,6 milhões de pessoas,o que equivale a 9,3% da população. Problemas pessoais, somados à um contexto de negatividade, com certeza contribuem muito para esta situação.

É importante observar que, segundo os entendidos no assunto, notícias positivas não dão ibope, e estarão normalmente em menor proporção E se observarmos atentamente os noticiários acabaremos concordando. Não se trata de assumir uma atitude de Poliana,  mergulhando num mundo de alienação. Mas, desenvolver uma visão equilibrada, de ver também o outro lado. Como dizia Willian Shakespeare “Sofremos muito pelo que nos falta, e saboreamos tão pouco o que temos.”

Uma música da cantora Ana Vilela tem  comovido muitas pessoas, por ser um chamado à realidade, à  fazer valer a vida enquanto temos esta possibilidade que se renova a cada nova semana, a cada novo dia que se inicia. Porque “a vida é Trem Bala parceiro, e a gente é só passageiro prestes a partir.”

Pense Nisso!
*Cláudio Silva é mestre em Educação, ex- Secretário de Educação de Apucarana-PR e ex- presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação-UNDIME/PR. Diretor da Escola Nossa Senhora da Alegria.