Melissa de Castro da Rosa

Jardim Vertical: leveza e harmonia em espaço pequeno

melissa17-0208capa

O tamanho do apartamento não é desculpa para quem adora jardins mas não tem espaço suficiente para plantá-los. Neste caso, a melhor opção é o jardim vertical, que oferece uma sensação de harmonia e leveza mesmo em espaços pequenos.

O primeiro passo é definir o melhor lugar para instalá-lo. Pode ser em grades, parapeitos, janelas ou paredes, por exemplo. Depois de definir o local observe alguns elementos importantes como a luminosidade e quantidade de vento que o local recebe, estes pontos de observação são importantes porque cada planta tem uma necessidade.

Avencas, samambaias, bromélias e orquídeas, que não gostam de muito de água, se adaptam melhor em locais pequenos e com sombra. Locais mais ensolarados são propícios para suculentas, aspargo pendente e ripsalis.

melissa17-0201melissa17-0202melissa17-0203melissa17-0204melissa17-0205Hortas verticais

melissa17-0206Com planejamento e organização, as hortas também são cultiváveis dentro deste conceito do “vertical”. É possível plantar temperos como orégano, manjericão, hortelã, salsinha, coentro e alecrim, e para quem aprecia um chá pode ser cultivado a camomila, erva-doce e muitas outras, já as hortaliças e legumes podem ser a alface, tomate cereja, couve-manteiga, mini-berinjela e outras. melissa17-0207DICAS:
– Dê preferência às plantas com características parecidas;
– Instale uma estrutura que suporte o peso das plantas;
– A durabilidade de uma horta vertical também deve ser checada.

Melissa de Castro da Rosa- decoradora e paisagista

Escritório Interior & Paisagismo
Fone (43) 9613-1573

Apucarana-Pr

Os Artigos assinados são de responsabilidade dos colunistas.