Drª Juliana C Soares

Dietas Radicais Trazem Risco à Saúde

dietasradicais

Na busca por um corpo ideal em pouco tempo, muitas vezes, as pessoas adotam diversos tipos de dietas radicais, como por exemplo, as dietas da sopa, do abacaxi, da lua, entre tantas outras.

Vale lembrar sobre os riscos à saúde quando apenas um tipo de alimento ou alguns poucos tipos são consumidos durante certo tempo. “Há a possibilidade de ocorrer um descontrole nutricional, gerando inicialmente a fome oculta, ou seja, um déficit de nutrientes e minerais diagnosticados através de exames bioquímicos.

Também pode ocorrer sobrecarga renal com possível aumento do ácido úrico, caso seja uma dieta excessivamente hiperproteica”. Vamos entender sobre os alimentos:

São Mitos:

Água quente ou morna em jejum queima gordura? “Não procede. Pelo contrário, a água gelada poderá fazer com que organismo gaste energia para tornar a temperatura semelhante ao do corpo. Esse gasto é mínimo e calculado em torno de apenas 10 calorias”.

Pular refeições emagrece? “Deixar de fazer uma refeição ou comer a noite não é interessante fisiologicamente, mas o que importa é o teor calórico total diário dos alimentos”.

Frutas podem ser consumidas à vontade? “Não podem, mas devem ser ingeridas em grande quantidade, cerca de 350 a 400 gramas por dia”.

São Verdades:

Comer e assistir Tv ou usar o computador engorda? “Sim, se ficar beliscando. Isso ocorre com frequência porque as pessoas não refletem, não pensam no que comem e, com isso, sempre comem mais do que deveriam”.

Alimentos diet e light ajudam a emagrecer? “Sim, por ter menos calorias. O que vale, no entanto, é a soma total das calorias diárias”. “Geralmente as bebidas lavam as papilas gustativas e com isso novamente vem o desejo de comer, mas o que importa é o volume calórico total que o indivíduo ingeriu naquele dia, incluindo as bebidas. A água seria a melhor opção, pois não tem calorias”.

logo

Os artigos assinados são de responsabilidade dos colunistas