Claudio Natalino Bagnolli Colunistas

Geladeira Saudável!

selos

Tenho certeza que, quando você for escolher sua próxima geladeira, vai olhar a etiqueta do PROCEL.
Você sabia que levar para casa um eletrodoméstico com classificação “A” é garantia de economia de energia?
Também acredito que, sem sombra de dúvida, você vai buscar na ficha técnica dos modelos de sua preferência recursos tecnológicos da moda, como compartimentos para taças, dispenser de gelo e de latinhas.
Isso porque acredito que você é um consumidor exigente.

Mas e depois que sua nova geladeira chegar em casa?
Como será que você vai lidar com o aproveitamento de alimentos e acomodação das sobrinhas no interior do eletrodoméstico, mesmo que tinindo de novo? Você sabia que num levantamento feito pelo SENAI em seu programa PAS (Programa de Alimentos Seguros) descobriu-se que cerca de 48,5% da contaminação dos alimentos ocorre em casa?
É bem mais grave do que parece: todo ano são registrados 568 mil casos de contaminação com inacreditáveis 6 mil vítimas fatais.
O mais curioso é que no Brasil do século XXI, muita gente ainda não saiba que dicas simples de conservação garantem a qualidade e durabilidade das receitas tão gostosas.

Não é preciso se preocupar, apenas siga essas Dicas úteis:
– Não guardar alimentos perecíveis na porta da geladeira, onde a variação de temperatura é maior.
Itens como requeijão, molho de tomate, leite, iogurte e demais devem ficar lá atrás nas prateleiras internas onde o ar frio circula sem parar.
– Não levar a panela direto para a geladeira.
O correto é colocar as sobras de feijão, arroz e coisas do gênero em recipientes fechados e rasos para que se conservem por mais tempo, sem o risco de estragarem.
– Uma regrinha muito útil para quem tem geladeira com grande capacidade:
Os alimentos prontos para consumo ficam nas prateleiras superiores; os semiprontos nas prateleiras intermediárias e os produtos crus nas prateleiras inferiores, separados entre si e dos demais produtos.
Isso melhora o “entra e sai” de produtos na hora de preparar os alimentos.
Acreditem, dicas simples como essas podem salvar um almoço de domingo e, até mesmo, sua saúde.
Confira também em sua receita se tem todos os itens na geladeira, e pegue-os de uma só vez para facilitar o dia a dia de sua cozinha e evitar ficar abrindo a porta da geladeira a todo momento.

Os artigos assinados são de responsabilidade dos colunistas.

Solução Informática