Claudio Natalino Bagnolli

Você conhece o padrão brasileiro de tomadas e plugues?

tomada11

Você já reparou a quantidade de tomadas DIFERENTES que existem entre os aparelhos? Pesquisas indicam que existem mais de dez combinações, com dois pinos redondos, com dois pinos chatos, com dois pinos chatos e um redondo.

Mas isso não era para ser assim, pois em 2010 as tomadas e os plugues de equipamentos eletroeletrônicos fabricados no país começaram a ser substituídos por um novo padrão, determinado pelo Conselho Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Conmetro). E de acordo com esse padrão brasileiro podem ser fabricados um plugue com três pinos redondos ou outro com dois.

tomada1

Este padrão é mais seguro!

Com este formato que é sextavado (talhado em seis faces) e com profundidade maior, os consumidores, principalmente as crianças, não correm o risco de tomar choques elétricos. Isso porque quando acontece o contato entre tomada e o plugue, os dedos não tem como encostar nas partes por onde passa corrente. Outra vantagem: o padrão promove a adaptação de voltagens diferentes que existem em nosso país e ajuda a combater o desperdício de energia.

O modelo de três pinos redondos é usado em aparelhos que, devido a sua carcaça metálica, precisam de aterramento para evitar choques. São eles: máquinas de lavar, geladeiras e microondas. O terceiro pino redondo faz essa função de aterramento, em caso de descarga excessiva. A instalação do imóvel deve estar pronta para isso, é claro. Até porque, desde 2009 todas as novas construções são obrigadas por lei a ter o sistema de aterramento.

Já o modelo de dois pinos é usado nos demais eletrodomésticos, como secadores de cabelo, liquidificadores e televisores. As tomadas tem apenas um padrão, com três furos que se adaptam aos dois modelos de plugue.

ATENÇÃO! Em 2010 aconteceu o impacto real para quem não tinha a instalação padrão em casa. Embora alguns fabricantes tenham se adaptado, essa foi a data limite para todos os eletrodomésticos que necessitarem de aterramento saírem de fábrica com plugues no novo padrão.

Nesses casos o consumidor teve que trocar a tomada. Mas, para os demais eletrodomésticos, com o plugue de dois pinos redondos, a troca ficou a critério do consumidor, uma vez que a nova tomada é compatível com o formato antigo.

Então, fique atento, ao comprar seus eletroeletrônicos. Lembre-se da tomada e prepare sua casa para uma solução segura e econômica.