Claudio Natalino Bagnolli

Tuner – DaTuner: afine sua guitarra com ele.

1

Alguém chega e lhe conta que existe no mercado de aplicativos um “trem” chamado Tuner – DaTuner que auxilia músicos a afinar guitarras, violões e baixos. É de se admitir: a primeira impressão é de total ceticismo, não? Pois é… Mas para quem quer se surpreender, vale a pena baixá-lo, pois é um aplicativo que cumpre o que promete.

Funções & Utilização

Caso você se dê conta de ter esquecido o seu afinador, o Tuner – DaTuner (Lite!) vai, sem dúvida, salvar-lhe do apuro. O aplicativo Lite é mais simples, pois a versão completa tem muito mais funções. De qualquer maneira, mesmo a versão Lite já é bastante suficiente para quem precisa apenas afinar seu instrumento de corda. Logo que iniciar o aplicativo, você vai se surpreender com a simplicidade de sua interface, a qual se limita a mostrar os valores em decibéis e em Hertz. Os dois valores funcionam em conjunto e informam tanto o tom de uma certa nota dada, como a posição na qual está sendo tocada. O display fica verde quando a nota dada está afinada e vermelho em caso de estar desafinada.

Deve-se mencionar ainda que o Tuner – DaTuner é um afinador cromático. Isso significa que ele reconhece os doze tons de uma guitarra. Mas calma, não só de guitarras: isso vale também para harpas e outros instrumentos de corda. Digamos que se trata de um afinador universal.

Com o Tuner – DaTuner, afinar se torna ainda mais fácil. Basta reproduzir uma certa nota musical e verificar o que o display do aplicativo nos mostra. A corda estará afinada se virmos um 0 (zero) como valor da frequência.

Alguns parâmetros podem ser ajustados de acordo com as necessidades de cada usuário. No item de configuração, é possível alterar a sensibilidade, a exatidão, as cores e os tempos. Como já dito, o aplicativo gratuito vem com menos funções que o aplicativo pago. Este, por sua vez, apresenta ainda opções como “transposição” e “notação”. É ainda possível alterar a função “auto-sensibilidade” selecionando o volume. Ao ligar a tela, o volume adapta-se automaticamente.

Uma dica: para obter o máximo de rendimento do aplicativo, vale a pena experimentar as melhores formas de posicionar o seu instrumento musical em relação ao microfone do seu smartphone. Os resultados podem certamente mudar de acordo com tais posicionamentos. Mais uma coisa – das mais positivas, por sinal: o aplicativo não apresenta banners (anúncios), embora estejamos falando de uma versão gratuita! É P-E-R-F-E-I-T-O!

Conclusão:

O Tuner – DaTuner é altamente recomendável para músicos, especialmente para guitarristas. Os resultados são surpreendentemente precisos e o app funciona como dispositivo cromático de afinação. Ou seja, ele serve também para afinar tons incomuns. E reforçando: esta análise é da versão gratuita do aplicativo, o qual se apresenta, também, como aplicativo pago.

Tela & Controles

A tela de usuário é muito simples e fácil de utilizar. O mesmo vale para os controles. Usuários sem experiência, porém, terão que fazer experiências com a guitarra e com o Tuner – DaTuner.

Velocidade & Estabilidade

O Tuner – DaTuner funciona muito bem. Durante a fase de testes, não foram verificados bloqueios ou travamentos.

Relação Preço/Desempenho

O Tuner – DaTuner em sua versão parcial tem muito o que oferecer. A vantagem já está no fato de que é um aplicativo gratuito. O melhor é que não traz banners. Não se pode deixar de sugerir àqueles que tomam mais tempo com afinação de instrumentos musicais a versão completa, que é, porém, paga. Vale a pena de qualquer maneira.