Claudio Natalino Bagnolli

Samsung já tinha celular com carregador solar em 2009

E1107

Quem é mais atento às questões ambientais vai lembrar do lançamento da Samsung em 2009. Conhecido comoSolar Guru, ele era um dos primeiros celulares do mercado que podia ser carregado com energia solar, através de pequenos painéis solares, localizados nas “costas” do aparelho. Era ideal para locais distantes sem energia elétrica, como em praia e acampamentos.

Ao dar a primeira olhada no Samsung E1107 notava-se logo um design puxado para a simplicidade. Era assim que esse modelo era entendido, ou seja, de forma diferente dos lançamentos voltados à tecnologia de ponta da época, com mil recursos. Esse celular era para quem assumia um ritmo de vida diferente e queria que seu celular também fosse simples e direto ao ponto.

E1107_backA função de carregamento solar, vale dizer, era um apoio ao método tradicional, que ainda estava presente no dispositivo. Mas já era uma contribuição da Samsung em busca de soluções de carregamentos mais inteligentes e menos prejudiciais ao meio ambiente. Uma hora de sol, por exemplo, garantia até 10 minutos de conversa contínua, mais do que suficiente para um dia no acampamento, certo?

O E1107 tinha ainda funções interessantes de segurança, muito úteis a um celular criado para ficar ao ar livre. Ele enviava um SMS para um número configurado por você caso o chip fosse removido e podia ser programado para ligar para números de emergência.

Na época era novidade!

Hoje temos inúmeros modelos de Carregadores solar para celulares (com saída USB universal).

Eles funcionam em qualquer celular e alguns podem até serem colados em superfície de vidro como janelas.