Claudio Natalino Bagnolli

QuickMark Barcode Scanner – Um leitor Completo!

1

Um leitor de código de barras é uma ferramenta essencial para qualquer usuário Android. Você está à procura de um que decodifique qualquer formato? Ou então que tenha diversos recursos que possam ser usados em conjunto com seu scanner? O QuickMark Barcode Scanner pode, então, ser o leitor de código de barras perfeito para você. Acompanhe a análise a seguir e tire suas conclusões.

Funções & Utilização

Com apenas 3,14 MB, o QuickMark Barcode Scanner não é daqueles aplicativos que ocupam muito espaço. Antes de ser instalado, o aplicativo solicita permissões de acesso a toda uma gama de informações pessoais (histórico do browser, favoritos, detalhes de acesso e de edição de contatos, por exemplo). Apesar disso, não se sinta desconfiado. Trata-se, como desenvolvedores experts explicam, de um aplicativo que tem o potencial de escanear cartões de visita e adicioná-los diretamente aos seus contatos. Outra grande vantagem é que você pode transformar seus contatos em códigos QR. O fato é: os caras que desenvolveram este app não são nada trapaceiros. Portanto, nada de pensar duas vezes antes de instalar o QuickMark Barcode Scanner.

Antes de falarmos do que mais interessa (ou seja, o recurso de escanear), julgamos importante mencionar as opções que o aplicativo traz. Dentre tais opções, destacam-se as configurações gerais, incluindo som, vibração, visualização prévia, flash, etc., que podem ser a qualquer momento ativadas ou desativadas. Sem contar as opções de Auto Open, configurações de exportação e códigos de barra 1D e 2D (aqui se pode escolher o tipo de código a ser lido). Códigos cujos formatos são legíveis para o QuickMark Barcode Scanner são:

  • Quick Code
  • QR Code
  • Data Matrix
  • EAN8/13, UPCA, UPCE
  • Code39
  • Code128
  • Interleaved 2-of-5

No menu principal, há quatro itens que abrangem tudo o que o aplicativo pode oferecer. Em Scan, você vai encontrar diversas opções de leitura de código de barras, sendo que estas variam entre leituras manual e automática. Na opção História é possível encontrar todos os códigos de barra que já foram escaneados. E em Criar, você tem uma ampla oferta de possibilidades de criar seus próprios códigos de barra (interessante, hein?). A seguir, veja os dados que podem ser transformados em códigos de barra:

  • Lista de contatos, mensagens de texto e chamadas
  • Apps
  • Favoritos
  • E-mails
  • Dados do calendário
  • Textos em geral
  • WiFi

Há ainda o opção Meu Perfil. Com ela você pode fazer o seu próprio perfil. Não se trata, porém, de algo tão especial.

Ok, vamos para o que interessa. Você escaneia o código de barras de maneira perfeita, pressiona o botão que faz função de disparador e… ouve-se um som estranho… O som parece o de um esquilo tendo uma crise de soluço. Portanto, previna-se de ter que passar por esse momento traumático e desative o som antes que você inicie o escaneamento.

Uma vez que o código de barras tenha sido reconhecido, abre-se um leque de possibilidades do que você pode fazer com ele. Você pode sempre abrir a página diretamente em seu browser, salvá-la em favoritos ou mesmo compartilhá-la com outros (via Bluetooth, como novo código de barras, e-mail, Facebook, SMS e etiqueta NFC).

Fizemos testes com diversos formatos e tipos de códigos e tudo funcionou perfeitamente. Constatou-se, por aqui, que: esse app funciona e muito bem! A opinião não é apenas de quem escreve, mas de outras pessoas que baixaram o app.

É claro que nem tudo é perfeito e este app não seria exceção à regra. Há algo nele que pode irritar: os anúncios que o acompanham. A todo momento eles aparecem e podem ser abertos pelo usuário sem querer. É claro que isso é muito bom para o desenvolvedor do app, mas frustrante para usuários mortais como nós. Nada contra o desenvolvedor querer fazer dinheiro por meio de anúncios. Mas estes são um tanto quanto invasivos…

Em termos de recursos, digamos que o app exagera um pouco. Afinal, muitos dos formatos acima mencionados não são tão conhecidos ou mesmo utilizados com frequência.

Conclusão:

O QuickMark Barcode Scanner é um scanner completo com todo tipo de função possível. Para quem trabalha com diferentes formatos QR, QuickMark é, sem dúvida, o app mais rápido e, acima de tudo, o mais confiável.

Tela & Controles

O QuickMark Barcode Scanner é visualmente bem interessante. Porém, como já mencionado anteriormente, o espaço reservado para anúncios incomoda e bastante. Os controles são bastante fáceis, embora o grande número de funções possa parecer algo exagerado demais para usuários convencionais, ou seja, que precisam apenas de um leitor de código de barras.

Velocidade & Estabilidade

Em termos de confiabilidade, o QuickMark Barcode Scanner é o que há. Além de ser veloz.

Relação Preço/Desempenho

Quem é que não gosta de apps gratuitos? Nesse caso será necessário que você tenha a devida paciência com o bombardeio de anúncios que vêm com o QuickMark Barcode Scanner. No fim, é questão de se acostumar com os anúncios. Talvez o uso frequente deste app faça com que você nem perceba que tais anúncios até mesmo existam…