Claudio Natalino Bagnolli

Os Computadores mais rápidos do mundo.

sunway-1024x623

Se você é do tipo que adora novidades tecnológicas e está sempre em busca do modelo mais novo de computador e dos periféricos mais incrementados, então com certeza você lembra dessa ideia de alguns estudantes de uma universidade na Bélgica que em 2009 construíram um super computador doméstico.

Na época eles reuniram nada mais do que 7 placas de ví­deos associadas (nos modelos domésticos normais temos no máximo duas!) e tiveram que encomendar junto ao fabricante da placa mãe sistemas de programação exclusivos. O poder de processamento alcançado girou em torno de 2 teraflops, uma medida de desempenho utilizada em computadores científicos, com performance muito superior às máquinas tradicionais.

A máquina, batizada de FASTRA II, seria utilizada em exames médicos que necessitam de grande detalhamento na criação de imagens tridimensionais em tempo real.

No vídeo abaixo, você pode ter uma ideia inicial de como essa super máquina foi criada:

Já o computador mais rápido do mundo é da China. O computador Sunway TaihuLight utiliza processadores produzidos no próprio paí­s.

O Sunway TaihuLight é cinco vezes mais veloz que o computador mais rápido dos Estados Unidos, que ocupa o terceiro lugar no ranking. A máquina é capaz de solucionar 145 quatrilhões de cálculos por segundo.

Para conseguir atingir este feito notável, o supercomputador conta com 10 milhões de processadores que são capazes de trabalhar em conjunto para realizar essa quantidade astronômica de cálculos.

O supercomputador possui ainda 1,3 petabyte (1,4 milhão de gigabites aproximadamente) de memória RAM para conseguir manusear os dados.

O Sunway TaihuLight opera no Centro de Supercomputação Nacional e fica localizado na cidade de Wuxi, leste da China e é utilizado para estudar o clima e para pesquisas cientificas.

A China está investindo pesado em tecnologia e já possuí­a o computador mais potente em 2015, capaz de fazer 33 quatrilhões de cálculos por segundo, o Tianhe-2, também conhecido como Milky Way-2, mas que usava tecnologia americana, com chips fornecidos pela Intel.

Este ano, o paí­s asiático foi além e conseguiu fazer o atual supercomputador com tecnologia totalmente produzida no próprio país, um orgulho para os chineses que agora não dependem mais de importar processadores ou outros componentes para ficar entre os melhores e mais rápidos computadores do planeta.

Esta é a lista com os 10 supercomputadores mais rápidos do mundo atualmente:

1º Sunway TaihuLight – China

2º Tianhe-2 (MilkyWay-2) – China

3º Titan – Estados Unidos

4º Sequoia – Estados Unidos

5º Cori – Estados Unidos

6º Oakforest – Japão

7º K Computer – Japão

8º Piz Daint – Suíça

9º Mira – Estados Unidos

10º Trinity – Estados Unidos

364º “Santos Dumont GPU“ Brasil

O supercomputador mais rápido do Brasil é o Santos Dumont GPU, capaz de fazer 456 trilhões de cálculos por segundo e possui­ 47 TB de RAM. Ele opera no Laboratório Nacional de Computação Científica, em Petrópolis – Rio de Janeiro, e está sendo usado para estudar o vírus Zika, o Mal de Alzheimer e fazer pesquisas sobre a camada de pré-sal.

Para ver a lista completa com os 500 computadores mais rápidos do mundo, acesse Top 500 Supercomputer.

Enquanto você lê este texto, muito provavelmente alguma empresa já está desenvolvendo uma supermáquina ainda mais avançada. E, ironicamente, o computador mais rápido do mundo ainda está em construção.